Os cinemas de Rua de Juiz de Fora: Memórias do Cine São Luiz

Autores

  • Theresa Christina Barbosa Medeiros

Palavras-chave:

cinemas de rua, Cine São Luiz, memória, história, Juiz de Fora

Resumo

Durante o período áureo dos palácios e edifícios que abrigaram os cinemas de rua, a cidade mineira de Juiz Fora chegou a possuir cerca de 17 cinemas espalhados pelos seus bairros, dentre eles, o Cine São Luiz, o cinema de rua com maior tempo de existência na cidade, 52 anos. A história do Cine São Luiz, sua relação com a cidade de Juiz de Fora, é o tema central esmiuçado por Christina Ferraz Musse, Gilberto Faúla Avelar Neto e Rasali Maria Nunes Henriques no livro Os cinemas de Rua de Juiz de Fora: memórias do Cine São Luiz, objeto central desta resenha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Theresa Christina Barbosa Medeiros

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora e pesquisadora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Cidade e Memória” e do Laboratório de Patrimônios Culturais. E-mail: theresa.medeiros@gmail.com.

Referências

BRUM, A. S. M.; MELO, L. A. R.; PUCCINI, S. (orgs.). Cinema em Juiz de Fora. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2017.

FERRAZ, R. C. “A chegada do cinema de Juiz de Fora: uma nova opção de entretenimento no centro cultural de Minas Gerais (1897-1912)”. In: BRUM, A. S. M.; MELO, L. A. R.; PUCCINI, S. (orgs.). Cinema em Juiz de Fora. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2017, p. 11-38.

FERRAZ, T. A segunda Cinelândia carioca. Rio de Janeiro: Mórula, 2012.

FREIRE, R. de L. Cinematographo em Nichteroy: história das salas de cinema de Niterói. Niterói: Niterói Livros; Rio de Janeiro: INEPAC, 2012.

MAGNANI, J. G.; TORRES, L. de L. (orgs.). Na metrópole: textos de antropologia urbana. São Paulo: EDUSP/Fapesp, 2000.

MUSSE, C. F.; AVELAR NETO, G. F.; HENRIQUES, R. M. N. Os cinemas de rua de Juiz de Fora: memórias do Cine São Luiz. Juiz de Fora, MG: Funalfa, 2017.

Downloads

Publicado

2019-12-18