Do youtube à sala de cinema: ecologia dos conteúdos produzidos pelos usuários (um convite ao debate além das fronteiras franco-anglófonas)

Autores

  • Joaci Pereira Furtado
  • Johan Gwenael Antonin Lanoé

Resumo

Conteúdos digitais – audiovisuais ou textuais – servem de matéria-prima a vários autores. Desde o final da primeira década deste século, diversos filmes ou instalações são realizados exclusivamente a partir de tal conteúdo. Essas obras permitem explorar as margens da internet, preservar alguns fragmentos significativos e sintomáticos e incentivar uma reflexão sobre essas margens, sobre a desigualdade digital e sobre o arquivamento (e, portanto, sobre a memória). Na França, um grupo de pesquisa está se consolidando ao redor dessas práticas. É do cinema de reúso e sua presença no mundo anglo-francófono que este artigo trata, esperando estimular o debate no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaci Pereira Furtado

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Departamento de Ciência daInformação da Universidade Federal Fluminense (GCI-UFF).

Johan Gwenael Antonin Lanoé

Mestre em estudos de mídia pela Bauhaus-Universität Weimar (Alemanha) e em estudos cinematográficos pela Université de Lyon II Lumière (França), pela qual é graduado em cinema e fotografia, foi aluno intercambista no curso de graduação em cinema da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2022-11-07