O impacto das políticas públicas no patrimônio audiovisual: o caso da Cinemateca da Universidade do Chile sob a ditadura militar
Resumo
A instalação de ditaduras militares na América Latina, a partir da segunda metade do século XX, significou o desmantelamento da relação pré-existente entre o Estado e as instituições dedicadas à cultura. No caso do patrimônio audiovisual, é de particular interesse abordar a fragilidade dos arquivos frente às políticas culturais implantadas por regimes autoritários, tornando mais complexo o conceito de deterioração do patrimônio. Para tratar dessa questão, propomos como estudo de caso a Cineteca da Universidade do Chile, intervencionada pela ditadura em 1973 e por ela encerrada em 1976, significando uma dispersão de arquivos e a perda irreversível de uma prática arquivística. A partir deste caso, serão revistos os mecanismos que conduzem ao desmantelamento do tecido cultural local, primeiro a partir do paradoxo de um Estado que cria condições para encerrar um arquivo público, para, a seguir, destacar os conceitos de cultura e patrimônio audiovisual.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).