O impacto das políticas públicas no patrimônio audiovisual: o caso da Cinemateca da Universidade do Chile sob a ditadura militar

Autores

  • Luis Horta Canales Cineteca Universidad de Chile

Resumo

A instalação de ditaduras militares na América Latina, a partir da segunda metade do século XX, significou o desmantelamento da relação pré-existente entre o Estado e as instituições dedicadas à cultura. No caso do patrimônio audiovisual, é de particular interesse abordar a fragilidade dos arquivos frente às políticas culturais implantadas por regimes autoritários, tornando mais complexo o conceito de deterioração do patrimônio. Para tratar dessa questão, propomos como estudo de caso a Cineteca da Universidade do Chile, intervencionada pela ditadura em 1973 e por ela encerrada em 1976, significando uma dispersão de arquivos e a perda irreversível de uma prática arquivística. A partir deste caso, serão revistos os mecanismos que conduzem ao desmantelamento do tecido cultural local, primeiro a partir do paradoxo de um Estado que cria condições para encerrar um arquivo público, para, a seguir, destacar os conceitos de cultura e patrimônio audiovisual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Horta Canales, Cineteca Universidad de Chile

Académico del Instituto de la Comunicación e Imagen de la Universidad de Chile y de la Facultad de Artes de la Universidad Academia de Humanismo Cristiano. Es también coordinador de la Cineteca de la Universidad de Chile. Magíster en Teoría e Historia de Arte, Universidad de Chile; Especialización en Restauración Cinematográfica, Filmoteca Unam (México); Licenciado en Realización Cinematográfica de la Universidad de Artes y Ciencias Sociales (Arcis). Investigador, sus áreas de trabajo son historia del cine chileno, patrimonio audiovisual, estética, arte y política.

Publicado

2022-11-07