O show das poderosas: Anitta e a performance do sucesso feminino

Authors

  • Tatiane Leal Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Mestranda

Keywords:

Anitta, Autenticidade, Mulher, Poder, Pós-feminismo

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar quais são as concepções de poder feminino produzidas em torno da figura de Anitta, cantora de meteórico sucesso e enorme exposição na mídia. Pretende-se identificar que modelos de subjetividade feminina são engendrados por sua imagem como celebridade, especialmente no que tange à performance da autenticidade, ao imperativo da autoestima e à afirmação de padrões de feminilidade. Também busca-se analisar seu processo de celebrificação e entender porque o modelo da mulher poderosa provoca tamanha ressonância tanto junto ao público quanto junto ao mercado, sendo associado a um feminismo midiático contemporâneo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Tatiane Leal, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Mestranda

Mestranda em Comunicação na linha de pesquisa de Mídia e Mediações Socioculturais na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) desde março de 2013, sob orientação de João Freire Filho. Bolsista CNPq.
Desenvolve pesquisas nas áreas de: comunicação; gênero; mídia; pós-femininismo; subjetividade; sucesso.

References

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. In: ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1986.

ANITTA. De frente com Gabi. São Paulo: SBT, 28 jul. 2013. Programa de TV.

BOORSTIN, Daniel. The image. A guide to pseudo-events in America. New York, Vintage Books, 1992.

CATANIA, Fernanda. Meiga e abusada. Capricho nº1179, p. 20-25, 14 de julho de 2013.

CERQUEIRA, Lígia Campos de; CORRÊA, Laura Guimarães; ROSA, Maitê Gurgel. A cartilha da mulher adequada: ser piriguete e ser feminina no Esquadrão da Moda. In: Revista Contracampo, v. 24, n. 1, ed. julho, ano 2012. Niterói: Contracampo, 2012. Págs.: 120-139.

EHRENBERG, Alain. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2010.

ESSINGER, Silvio. A preparada. O Globo, Rio de Janeiro, Segundo caderno,

p. 1-2, 21 jul. 2013.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2011.

________. História da Sexualidade – Volume 1: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

FREIRE FILHO, João. Como ser uma “adolescente liberada” no terceiro milênio. In: Reinvenções da resistência juvenil: os estudos culturais e a micropolítica do cotidiano. Rio de Janeiro: Mauad, 2007

GENZ, Stéphanie; BRABON, Benjamin A. Postfeminism: cultural texts and theories. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2009.

GILL, Rosalind. Gender and the Media. New Hampshire: Polity Press, 2007.

KEY, Kelly. Baba. In: KEY, Kelly. Kelly Key. [Rio de Janeiro?]: Warner Music, 2001. CD. Faixa 5.

LEMOS, César. O amor não deixa (Love won’t let me). In: CAMARGO, Wanessa. Wanessa Camargo. [Miami?]: BMG/RCA Records, 2000. CD. Faixa 1.

LICHOTE, Leonardo. Show da ‘poderosa’ num belo álbum conceitual. O Globo, Rio de Janeiro, Segundo caderno, p. 2, 21 jul. 2013.

MACHADO, Larissa. Menina má. In: Anitta. Anitta. Rio de Janeiro: Warner, 2013. CD. Faixa 1.

________. Show das poderosas. In: Anitta. Anitta. Rio de Janeiro: Warner, 2013. CD. Faixa 6.

MACHADO, Larissa; JUNIOR, Jeferson; REGINA, Claudia. Meiga e abusada. In: Anitta. Anitta. Rio de Janeiro: Warner, 2013. CD. Faixa 2.

MÃOZINHA; MARQUES, S.; TELES, C. Tremendo Vacilão. In: Perlla. Eu só quero ser livre. Rio de Janeiro: Deckdisk, 2006. CD. Faixa 2.

MEYERS, Erin. “Can you handle my truth?”: authenticity and the celebrity star image. The Journal of Popular Culture vol. 42, n. 5, 2009, p. 890-906.

MOLE, Tom. Byron’s romantic celebrity: industrial culture and the hermeneutic of intimacy. Basingstoke: Palgrave, 2007.

MOREIRA, Ricardo. Quando você passa (Turuturu turuturu). In: Sandy & Junior. Sandy e Junior. São Paulo: Universal Music, 2001. CD. Faixa 5.

PERROT, Michelle. As mulheres, o poder, a história. In: PERROT, Michelle. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

________. Mulheres Públicas. São Paulo: Editora Unesp, 1998.

ROSE, Nikolas. Psicologia como uma ciência social? Psicologia & Sociedade, 20 (2): 155 -164. London: University of London, 2008.

TAYLOR, Charles. A ética da autenticidade. São Paulo: Realizações, 2011.

TODATEEN, edição nº213, São Paulo: Alto astral, agosto de 2013.

Published

2014-12-10