Os cinemas de Rua de Juiz de Fora: Memórias do Cine São Luiz
Keywords:
cinemas de rua, Cine São Luiz, memória, história, Juiz de ForaAbstract
Durante o período áureo dos palácios e edifícios que abrigaram os cinemas de rua, a cidade mineira de Juiz Fora chegou a possuir cerca de 17 cinemas espalhados pelos seus bairros, dentre eles, o Cine São Luiz, o cinema de rua com maior tempo de existência na cidade, 52 anos. A história do Cine São Luiz, sua relação com a cidade de Juiz de Fora, é o tema central esmiuçado por Christina Ferraz Musse, Gilberto Faúla Avelar Neto e Rasali Maria Nunes Henriques no livro Os cinemas de Rua de Juiz de Fora: memórias do Cine São Luiz, objeto central desta resenha.Downloads
References
BRUM, A. S. M.; MELO, L. A. R.; PUCCINI, S. (orgs.). Cinema em Juiz de Fora. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2017.
FERRAZ, R. C. “A chegada do cinema de Juiz de Fora: uma nova opção de entretenimento no centro cultural de Minas Gerais (1897-1912)”. In: BRUM, A. S. M.; MELO, L. A. R.; PUCCINI, S. (orgs.). Cinema em Juiz de Fora. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2017, p. 11-38.
FERRAZ, T. A segunda Cinelândia carioca. Rio de Janeiro: Mórula, 2012.
FREIRE, R. de L. Cinematographo em Nichteroy: história das salas de cinema de Niterói. Niterói: Niterói Livros; Rio de Janeiro: INEPAC, 2012.
MAGNANI, J. G.; TORRES, L. de L. (orgs.). Na metrópole: textos de antropologia urbana. São Paulo: EDUSP/Fapesp, 2000.
MUSSE, C. F.; AVELAR NETO, G. F.; HENRIQUES, R. M. N. Os cinemas de rua de Juiz de Fora: memórias do Cine São Luiz. Juiz de Fora, MG: Funalfa, 2017.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).