Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço de 1,5; usa uma fonte Times New Roaman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Directrices para autores/as

 

Diretrizes

A revista C-legenda é uma publicação eletrônica do PPGCine-UFF, que aceita textos assinados por doutores e doutorandos de Programas de Pós-Graduação em Comunicação e áreas afins.

A revista não cobra dos autores taxas referentes ao processamento de artigo (APC) e não cobra dos autores taxas referentes à submissão de artigo (submission charges).

Serão considerados, para publicação, os seguintes tipos de trabalhos:

Artigos – Textos com dimensão variável entre dez e quinze páginas, no formato de artigos acadêmicos, que apresentem análises originais sobre temáticas ligadas ao campo da Comunicação e áreas afins.

Resenhas– Textos com dimensão variável entre três e cinco páginas, dedicados a registrar, comentar e criticar livros, teses ou dissertações publicados recentemente e que sejam de interesse para a área.

Entrevistas –Diálogos com pesquisadores de reconhecida relevância para o campo da Comunicação e áreas afins, transcritos em formato de texto. Propostas de entrevistas filmadas em vídeo deverão ser submetidas à equipe editorial, que avaliará a possibilidade de inseri-las no site da revista.

 

1. Direitos autorais

Os autores que encaminham seus trabalhos para apreciação da equipe editorial são cientes de que a aprovação dos mesmos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação à revista C-legenda, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. À partir da Publicicação os artigos estão disponibilizados com a licença Creative Commons - CC BY-NC. Além disso, a submissão de artigos à revista constitui plena aceitação das normas aqui divulgadas. Casos de plágio ou quaisquer outras ilegalidades presentes nos textos recebidos são de inteira responsabilidade de seus autores.

Ressaltamos que não aceitamos submissões de professores, alunos do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (PPGCine-UFF). Em casos de alunos egressos, as submissões serão aceitas apenas se o vínculo de matrícula tiver terminado há pelo menos dois anos.


2. Formatação do arquivo


2.1. Padronização geral

Os textos, a serem submetidos por meio do sistema OJS da revista C-legenda, deverão ser padronizados da seguinte forma:

a. Arquivo compatível com word (.doc) ou com o formato .rtf.

b. O arquivo dever ter, no máximo, 50 mil caracteres com espaço, sendo que nessa contagem estão incluídos: títulos e subtítulos, resumo e abstract, palavras-chave e keywords, corpo do texto, notas e bibliografia.

c. Títulos e subtítulos em negrito, sem numeração, com espaços antes e depois de sua inserção.

d. Resumos em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples, com texto justificado, no máximo 15 linhas, com versões em português e inglês.

e. Cinco palavras-chave em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples, com texto justificado, com versões em português e inglês.

f. Corpo do texto em formato A4, fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5, com texto justificado.

g. Texto apresentado de forma corrida, com recuo a cada parágrafo e sem espaço entre os parágrafos.

h. Uso de itálicos para palavras em língua estrangeira e para títulos de livros, de periódicos e de obras artísticas.

i. Uso de aspas para títulos de artigos, de capítulos de livro e de matérias publicadas na imprensa.

j. As citações em língua estrangeira devem ser traduzidas para o português, sem a necessidade de reprodução do original em nota.

 

2.2. Notas de rodapé

a. De preferência, as notas de rodapé não devem ser extensas.

b. Devem ser utilizadas exclusivamente para comentários, uma vez que as citações bibliográficas serão colocadas no corpo do texto.

c. Seu padrão é na fonte Times New Roman tamanho 10, espaçamento simples, com texto justificado.

d. Devem ser digitadas na mesma página e não no final do arquivo.

 

2.3. Citações referenciais

a. As referências devem ser indicadas entre parênteses, no corpo do texto, a partir do sistema sobrenome do autor, ano de publicação e, se for o caso, página da citação.

Exemplo: (Xavier, 2012, p. 34).

b. No caso de referências com mais de dois autores, separar os sobrenomes com ponto e vírgula.

Exemplo: (Buarque; Pontes, 1977, p. 15)

c. Para casos de referências com mais de dois autores, inserir um sobrenome e utilizar et al.

Exemplo: (Cabral et al., 1970, p. 5)

d. No caso de citações presentes em mais de uma página, utilizar hífen para a separação dos números.

Exemplo: (Sader, 1988, p. 45-46)

e. Quando a referência indicar uma citação dentro de outro texto, utilizar apud.

Exemplo: (Rodrigues apud. Santana, 2001, p. 23)

f. As citações referenciais serão colocadas, exclusivamente, no corpo do texto, após o trecho citado.

g. Citações com menos de quatro linhas deverão ser incorporadas ao texto corrido, entre aspas, mantendo o padrão de fonte Times New Roman tamanho 12.

h. Citação com quatro linhas ou mais deverão vir em parágrafo específico, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples e recuo de 4 cm. Não colocar aspas.

i. Ao repetir uma citação referencial, é necessário recolocar os dados referentes a sobrenome, ano e indicação de página, evitando-se o uso de Idem e de Ibidem.

 

2.4. Ilustrações

a. No caso da utilização de ilustrações, inseri-las no corpo do texto, com espaçamento duplo antes e depois.

b. As ilustrações deverão ser acompanhadas, na parte de baixo, por legenda que indique: a autoria e/ou a fonte de pesquisa, assim como informações acerca de seu conteúdo.

c. No caso de fotografias, reproduções de obras de arte, desenhos e correlatos, inserir o título da ilustração junto à legenda.

d. Em se tratando de tabelas, gráficos e outras modalidade de medição, inserir o título na parte superior da ilustração.

 

2.5. Referências Bibliográficas

Inseridas ao término do texto, em fonte Times New Roman tamanho 12, as referências bibliográficas deverão ser padronizadas da seguinte forma:

 

a. Livro:

ALEA, Tomás Gutiérrez. Dialética do espectador. São Paulo: Summus editorial, 1983.

 

b. Capítulo de livro:

SALIBA, Elias Thomé. “Aventuras modernas e desventuras pós-modernas”. In. LUCA, Tânia de; PINSKY, Carla (orgs.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009, p. 309-328.

 

c. Teses e dissertações:

HERMETO, Miriam. ‘Olha a gota que falta’: um evento no campo artístico-intelectual brasileiro (1975-1980). Tese de Doutorado em História, UFMG, 2010.

 

d. Artigo científico:

AUTRAN, Arthur. “Leon Hirszman: O nacional-popular em Eles não usam black-tie”. Cinemais, Rio de Janeiro, n. 15, jan.-fev. 1999, p. 157-169.

 

e. Textos publicados em jornais:

CALIL, Carlos Augusto. “O filme perdido de Hirszman”. Folha de S. Paulo, São Paulo, 8 out. 1995.

 

III. Contato

Em caso de dúvidas ou comentários, solicitamos entrar em contato com a equipe editorial da revista C-legendaatravés do seguinte e-mail:ciberlegenda@gmail.com.

 

 

 

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.