Tintin na America, ou Como Descrever um Lugar no Qual Você Jamais Esteve. Uma Análise Mediática
Palabras clave:
grid, instalment, linearity, tabularity, travel literatureResumen
Muito vem sendo escrito sobre Tintin na América, uma típica narrativa de viagem “de poltrona”. Mas a presença forte de uma estrutura narrativa da viagem nessa obra não é apenas a conseqüência do sucesso amplo de um jornalismo itinerante, nos anos em que Hergé descobriu, se apropriou e dramaticamente transformou o novo meio dos quadrinhos. De modo a compreender porque Tintin é um herói viajante, é igualmente importante terem conta um certo numero de aspectos mediáticos, seja em nível micro (como a história é contada numa página já formatada por uma grade subjacente) ou macro (o que significa mover-se de um formato em fascículos para o modelo do álbum integral?).
Descargas
Citas
Apostolidès, Jean-Marie (2010). Dans la peau de Tintin. Brussels : Les Impressions Nouvelles.
Apostolidès, Jean-Marie (2011 [1983]). Les Métamorphoses de Tintin. Paris : Flammarion, coll. Champs.
Baetens, Jan (2006). Hergé écrivain. Paris : Flammarion, coll. Champs.
Baetens, Jan (2010). « Bruxelles comme représentation médiatique culturelle », Formules 14, 19-26.
Baroni, Raphaël (2007). La Tension narrative. Suspense, curiosité, surprise. Paris : Seuil, coll. Poétique.
Bayard, Pierre (2012). Comment parles des lieux où l’on n’a pas été ? Paris : Minuit.
Bleton, Paul (2002). Western, France. Paris : Les Belles Lettres.
Georges Duhamel (1974 [1932]). Scenes from the Life of the Future. New York: Arno Press. Foreign Travelers in America, 1810-1935 Series (Book 1810).
La BD avant l’album (exhibition organized by the Université de Lausanne, curated by Alain Boillet, 16-26 Oct. 2013). Available online: http://www.unil.ch/cin/home/menuinst/les-evenements/2013/exposition-la-bd-avant-lalbu.html (last accessed Dec. 29th 2015).
Labio, Catherine (2015). « The Architecture of comics ». Critical Inquiry 41(2), 321-343.
Letourneux, Matthieu (2010). Le roman d'aventures 1870-1930. Limoges : Pulim.
Mittell, Jason (2015). Complex TV. The Poetics of Contemporary Television Storytelling. New York: New York University Press.
Peeters, Benoît (2003). « Un roman de désapprentissage », in Jean-Pierre Bertrand et al., Histoire de la littérature belge. Paris : Fayard, 337-346.
Peeters, Benoît (2011 [2002]). Hergé, Son of Tintin. Transl. Tina A. Kover. Baltimore : Johns Hopkins Press.
Peeters, Benoît, and Sterckx, Pierre, Hergé dessinateur. Paris : Casterman, 1988.
Truffaut, François, “Lubitsch était un prince”, in Les Films de ma vie. Paris: Flammarion, coll. Champs, 2007 [1975].
Verstraeten, Pieter, and Karen Van Hove (2015). « Imagining Adventure in Middlebrow Fiction: Cosmopolitan Novels by Maurice Dekobra and Johan Fabricius”, in RELIEF 9(1), 102-118. Available at: https://www.revue-relief.org/articles/abstract/10.18352/relief.910/ (last accessed: Dec. 29th 2015).
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).