As Amazonas do cinema paraense
Palabras clave:
Cineastas, Diretoras, Amazônia, Cinema paraense, MapeamentoResumen
Este artigo versa sobre a participação feminina na história do cinema paraense. Foi realizada uma investigação que mapeasse as primeiras diretoras e suas respectivas obras. O estudo é iniciado com um breve histórico do cinema paraense, dominado pela participação masculina, até o surgimento da primeira cineasta nos anos 1970 e a contínua presença de realizadoras até os anos de 2010.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Heraldo. Conheça a dança do Siriá. Disponível em: <https://www.diariodoamapa.com.br/blogs/heraldo-almeida/conheca-a-danca-do-siria-3/>. Acesso em: 02/10/2020
BFI. British film institute. Disponível em: <https://www2.bfi.org.uk/films-tv-people/4ce2ba5a6e1f4> . Acesso em: 12/12/2019.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Realizadoras de cinema no Brasil (1930/1988). Rio de Janeiro: CIEC, 1989.
QUARESMA, Ramiro. Cinemateca paraense. Disponível em: <https://cinematecaparaense.wordpress.com/>. Acesso em: 15/08/2019
QUINZAINE DES RÉALISATEURS. Manosolfa. Disponível em: <https://www.quinzaine-realisateurs.com/en/film/manosolfa/
>. Acesso em: 12/12/2019.
VERIANO, Pedro. A Crítica de cinema em Belém. Belém: Secretaria de Estado de Cultura, Des- portos e Turismo, 1983. VERIANO, Pedro. Cinema no Tucupi. Belém: Secult, 1999. VERIANO, Pedro. Fazendo Fitas - memórias do cinema paraense. Belém: EDUFPA. 2006.
WORCMAN, Julio. Porta Curtas. Disponível em: <http://portacurtas.org.br/>. Acesso em: 10/08/2019.
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).