Muita guerra e alguma paz: análise de um episódio de Cidade dos homens
Abstract
Este artigo analisa as imagens e representações da cidade do Rio de Janeiro, tendo como ponto de partida A coroa do imperador, primeiro episódio da série televisiva Cidade dos homens, produzida pela Rede Globo e pela 02 Filmes e veiculada em rede nacional de 2002 a 2005. Contrariamente à tradicional representação do Rio de Janeiro geralmente mostrada como Cidade Maravilhosa, neste episódio o leitmotiv é a guerra – seja a aprendida na aula de História, seja a vivenciada pelos personagens na favela onde habitam. Acerola e Laranjinha, dois adolescentes negros, são os protagonistas da narrativa que focaliza o cotidiano dos dois amigos, seus conflitos e suas estratégias para superar a pobreza e a violência. Nosso percurso analítico recorre a conceitos de Ítalo Calvino, Roland Barthes e Mikhail Bakhtin que funcionam como referências para a cidade-discurso, suas vozes, acentos e interpretações. .
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).