Espacialidades do Universo Disney Princess: espaços imaginados X espaços reais na construção das histórias
Parole chiave:
espacialidades, universo narrativo, filmes Disney, Disney PrincessAbstract
O presente artigo pretende mapear as espacialidades do Universo Disney Princess, a partir de um material não oficial, que localiza em espaços reais as histórias contadas pelos filmes da Disney, ajudando a criar uma relação entre as narrativas e colocando-as como parte de um mesmo universo. A partir dos espaços apresentados no mapa, foi desenvolvida uma análise fílmica das paisagens apresentadas nas narrativas, buscando apontar os elementos que possibilitam a criação da relação entre mundo real e mundo imaginado. Essa relação se dá a partir de marcas que esses espaços narrativos apresentam, visto que a maior parte das histórias não se referem a locais reais, mas compartilham características desses lugares, como traços geográficos e climáticos. Exemplos dessa relação entre mundo imaginado e mundo real podem ser vistos em diversos universos narrativos, já que a espacialidade tem papel fundamental nas
narrativas. A relação do espaço também é ponto-chave para pensarmos em conexões entre mundos narrativos, uma vez que a proximidade espacial entre mundos imaginados cria condições para encontros entre histórias como acontece no filme Frozen (2013), em que as princesas recebem uma visita de Rapunzel, do filme Enrolados (2010).
Downloads
Riferimenti bibliografici
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRYMAN, Alan. The Disneyzation of society. The Editorial Board of The Sociological Review. EUA: Blackwell Publishers, 1999.
CHATMAN, Seymour. “What novels can do that films can’t (and Vice Versa)”. Critical Inquiry, vol. 7, n. 01, outono 1980, p. 121-140.
DOLEŽEL, Lubomír. Heterocosmica: Fiction and possible worlds. USA: JHU Press, 1998.
ECO, Umberto. Lector in fabula: a cooperação interpretativa nos textos narrativos. São Paulo: Perspectiva, 1986.
__________. Os limites da interpretação. São Paulo: Perspectiva, 2016.
GOODMAN, Nelson. Ways of worldmaking. EUA: Hackett Publishing, 1978.
NEGRONI, Jon. The Pixar Theory. Jon Negroni: Reviewer/Conspirer. USA: SlimBooks, 2015.
ONG, Walter. Orality and Literacy - The Technologizing of the Word. Canada; EUA: Routledge, 1982.
STONE, Kay. “Things Walt Disney Never Told Us”. The Journal of American Folklore, EUA, vol. 88, n. 347, 1975, pp. 42-50.
ZIPES, Jack. Fairy Tales and the Art of Subversion: The Classical Genre for Children and the Process of Civilization. New York: Routledge, 2006.
REFERÊNCIAS FÍLMICAS
BANCROFT, Tony; COOK, Barry. Mulan, Estados Unidos, 1998, 88 min.
BUCK, Chris; LEE, Jennifer. Frozen: uma aventura congelante. Estados Unidos, 2013, 109 min.
CLEMENTS, Ron; MUSKER, John. A pequena sereia. Estados Unidos, 1989, 83 min.
__________. Aladdin. Estados Unidos, 1992, 90 min.
__________. Hércules. Estados Unidos, 1997, 93 min.
__________. A princesa e o sapo. Estados Unidos, 2009, 98 min.
COTTRELL, William; HAND, David. Branca de Neve e os sete anões. Estados Unidos, 1937, 83 min.
DOCTER, Pete; SILVERMAN, David. Monstros S.A. Estados Unidos, 2007, 111 min.
FERGUSON, Norman; HEE, T. Pinóquio. Estados Unidos, 1940, 88 min.
GERONIMI, Clyde; JACKSON, Wilfred. Cinderela. Estados Unidos, 1950, 75 min.
__________. Alice no país das Maravilhas. Estados Unidos, 1951, 75 min.
__________. Peter Pan. Estados Unidos, 1953, 77 min.
GERONIMI, Clyde. A bela adormecida. Estados Unidos, 1959, 88 min.
GRENO, Nathan; HOWARD, Byron. Enrolados. Estados Unidos, 2010, 100 min.
JOHNSTON, Phil; MOORE, Rich. Detona Ralph 2. Estados Unidos, 2010, 112 min.
STANTON, Andrew. Wall-e. Estados Unidos, 2008, 98 min.
STANTON, Andrew; UNKRICH, Lee. Procurando Nemo. Estados Unidos, 2003, 100 min.
TROUSDALE, Gary; WISE, Kirk. A Bela e a Fera. Estados Unidos, 1991, 92 min.
OUTRAS FONTES DE REFERÊNCIA
FANDOM DISNEY PRINCESS. Disponível em: https://disneyprincesas.fandom.com/ptbr/wiki/Wiki_Disney_Princesas. Acesso em 10 de março de 2018.
JUST WOW... DISNEY TIMELINE THEORY! Disponível em: http://jessica-agreatread.blogspot.com.br/2014/03/just-wowdisney-time-linetheory.html. Acesso em 5 de fevereiro de 2017.
GALERIA DE CONTRIBUIÇÕES DO AUTOR. Disponível em: https://www.deviantart. com/theantilove/gallery/all. Acesso em 7 de outubro de 2018.
DISNEY MOVIES THAT SHARE A WORLD. Disponível em: https://disneytheory.com/2013/08/25/thedisneytheory/. Acesso em 5 de fevereiro de 2017.
MAPA GEOGRÁFICOS DO UNIVERSO DISNET. Disponível em: https://www.deviantart.com/theantilove/art/Disney-Map-207593214. Acesso em 23 de maio de 2020.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).