Turismo e Populismo no Primeiro Governo de Juan Domingo Perón: Entre o Bem-Estar e a Construção da Identidade Nacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.20560033

Resumen

O presente artigo analisa o turismo social como política pública no primeiro governo de Juan Domingo Perón (1946–1952), articulando-o ao conceito de populismo na historiografia latino-americana. A partir da hipótese de que o turismo operou como estratégia de bem-estar e nacionalização cultural, investiga-se como o Estado peronista utilizou o lazer para consolidar vínculos com a classe trabalhadora e promover a pedagogia da identidade nacional. O estudo apoia-se em fontes documentais da época, discursos oficiais e bibliografia especializada, demonstrando que o turismo foi instrumento relevante de legitimação política e de construção simbólica no interior do regime populista argentino.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Caroline Martins de Melo Bottino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professora adjunta II no departamento de turismo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisadora no Laboratório de Antropologia do Lúdico e do Sagrado do Programa de Pós-graduação em antropologia social do Museu Nacional - UFRJ. Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, Mestra em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Gestão de Empreendimentos Turísticos pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Bacharel em Turismo pela Universidade Veiga de Almeida.

Publicado

2026-06-11