O uso do livro didático e da escola como ferramentas para reprodução do pensamento dominante e suas resistências

Autores

  • José Itamar Sales Universidade federal de Campina Grande-UFCG

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcc.v2i3.957

Palavras-chave:

, Ideologia, Marxismo, História, Poder Simbólico, Reprodutivismo.

Resumo

Os livros didáticos adotados nos sistemas escolares trazem em seu conteúdo conceitos, pensamentos e valores de cunho ideológico que quase sempre refletem o pensamento hegemônico, atestando a “impossibilidade” da neutralidade e da liberdade de expressão. A produção do conhecimento a nível pedagógico e didático está cada vez mais cerceada pelo vigilante aparelho ideológico da classe dominante, que controla a “matrix” através de um “poder invisível”, que conta com a participação hierarquizada de todos seus atores, que embora apresentem resistência contribuem de alguma forma para reproduzir a ideologia que interessa a quem parece dominar o sistema em geral.

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Biografia do Autor

José Itamar Sales, Universidade federal de Campina Grande-UFCG

Graduado em Licenciatura em História (UFPB), Especialista em Administração(UEPB), Mestre em Literatura e Interculturalidade (UEPB) Doutorando em Ciências Sociais pela UFCG e escritor do livro: A Representação da Sogra na Obra de Leandro Gomes de Barros.

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Publicado

2013-08-19