A compreensão da regulação em saúde no SUS por meio de preparação técnica multidisciplinar

Autores

  • Nara Maria da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

Este trabalho aborda as contribuições do curso de Regulação em Saúde no Sistema Único de Saúde, para o trabalho profissional de uma assistente social que atua na área da saúde. O curso é desenvolvido em parceria entre o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês- IEP/HSL e o Ministério da Saúde. Este artigo é uma adaptação de pesquisa realizada como conclusão do referido curso de capacitação. No artigo, analisamos as metodologias utilizadas no curso e apresentamos como essa capacitação leva o profissional a refletir sobre o seu papel como facilitador do atendimento do usuário. Outra contribuição do curso apresentada no artigo é o incentivo a reflexão crítica sobre o papel do planejamento e da avaliação constante do SUS, como forma de garantir a regularidade dos serviços. Ao longo do artigo, explicamos que o curso prioriza metodologias ativas, em que é utilizado um disparador de aprendizagem, para criar situações problemas, para os alunos serem treinados a buscar soluções de forma autônoma, para encontrar as leituras adequadas para cada problema, construindo assim saberes inovadores e eficazes. Nessas metodologias ativas, o professor é um facilitador que adapta o processo de aprendizagem, de acordo com as condições de vida e capacidades cognitivas dos alunos. O artigo também mostra que o curso nos faz refletir sobre deficiências existentes no nosso trabalho cotidiano, sobretudo em relação à forma pouca resolutiva e muito burocrática que trabalhamos. Desse modo, são apresentadas propostas alternativas para repensarmos o papel do SUS, sobretudo ampliando a prioridade na Atenção Básica como reguladora e ordenadora dos serviços e da assistência à saúde.

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Publicado

2021-08-30

Edição

Seção

Artigos