ESTUDO DA PERDA DE CARGA E DA ENERGIA DE MISTURA EM PASTAS DE CIMENTO COM MICROESFERA CERÂMICA

Autores/as

  • Eduardo Cunha Hora Paraiso UFRRJ
  • Luís Américo Calçada UFRRJ
  • Deividson Silveira Santos UFRRJ
  • Edilson Adrião Cabral DEQ/UFRRJ
  • Caroline Eulino Pereira UFRRJ
  • Cláudia Miriam Scheid UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v17i1.566

Resumen

No processo de cimentação de poços rasos de petróleo, podem-se utilizar pastas de cimento que possuem em suas composições microesferas de vidro ou cerâmica. O objetivo deste trabalho é analisar o escoamento de pasta de cimento contendo microesferas. A microesfera causa alterações na reologia da pasta e na densidade, devido à quebra das mesmas. Foi utilizado o cimento classe G no preparo da pasta, fornecida pelo CENPES/PETROBRAS. Foi construído um loop que apresentava similaridade dinâmica e geométrica com relação às razões de diâmetro das regiões anulares de poços reais. Foram utilizados tubos de ferro galvanizado circular, que simularam o escoamento no interior da coluna, e dutos anulares circulares, que simulavam o escoamento entre a parede do poço e a parede externa da coluna. Foi possível avaliar modelos reológicos, equações de fator de atrito e de diâmetro hidráulico. A avaliação da energia de mistura foi realizada em testes de bancada com 600mL de pasta de cimento. Nestes testes, eram feitos ensaios reológicos em diferentes rotações e também da influência da energia de mistura na densidade e reologia da pasta

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Eduardo Cunha Hora Paraiso, UFRRJ
    Possui formação Técnica em Química pela Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro(2001), é graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008). Mestre em Engenharia Química pela UFRRJ (2011), trabalha como pesquisador no Laboratório de Escoamento de Fluidos da UFRRJ e como servidor técnico da mesma. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Escoamento de Fluidos, Cimentação de Poços de Petróleo, Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química.
  • Luís Américo Calçada, UFRRJ
    Departamento de Engenharia Química da UFRRJ. Participa do PPGEQ. Atua nas áreas de escoamento de fluidos, sistemas particulados e modelagem de processos.
  • Deividson Silveira Santos, UFRRJ
    Aluno de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Engenharia Química da UFRRJ
  • Edilson Adrião Cabral, DEQ/UFRRJ
    Discente do curso de Engenharia Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.  Trabalhou na área de Escoamento de Fluidos e Cimentação de Poços de Petróleo, como aluno de Iniciação Científica.
  • Caroline Eulino Pereira, UFRRJ
    Discente do curso de Engenharia Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é aluna de Iniciação Científica do Laboratório de Escoamento de Fluidos da UFRRJ, trabalha na área de Escoamento de Fluidos e Cimentação de Poços de Petróleo.
  • Cláudia Miriam Scheid, UFRRJ
    Atualmente é professora Associado III do Departamento de Engenharia Química da UFRRJ. Participa do PPGEQ. Atua nas áreas de escoamento de fluidos e sistemas particulados.

Publicado

2014-06-06

Número

Sección

Artigos