Soumissions

Ouvrir une session ou (S'inscrire) pour faire une soumission.

Liste de vérification de la soumission

En tant que partie intégrante du processus de soumission, les auteurs doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec tous les éléments suivants, et les soumissions peuvent être retournées aux auteurs qui ne sont pas conformes à ces directives.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Podem ser submetidos versões alargadas de trabalhos publicados em anais de congressos.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • O texto está de acordo com o template-exemplo e as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas normas (http://www.uff.br/engevista/normas.htm)
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Todos os autores estão incluídos nos metadados de submissão.
  • O título, tanto no arquivo quanto nos metadados, está em letras maiúsculas e não contém fórmulas matemáticas, símbolos, letras em alfabeto não romano nem abreviaturas.

  • Foi verificado cuidadosamente o espaçamento das palavras, principalmente se o texto foi edito em um MAC.

Directives aux auteurs

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS PARA A ENGEVISTA

O TEXTO:

 

Os artigos submetidos não devem conter nenhuma identificação dos autores. Deve constar nos metadados de submissão a identificação completa de TODOS os autores.

 

  1. Os artigos devem ser inéditos, não sendo aceitas compilações, transcrições, traduções, reproduções ou adaptações de trabalhos já publicados em revista. Não são aceitos trabalhos que tenham cunho promocional de empresa, marcas ou produtos e que possam induzir à promoção comercial;
  2. Os trabalhos devem ser apresentados em formato Word 97 ou versão posterior.  Devem ser submetidos exclusivamente através da página do SEER.
  3. As seguintes instruções devem ser observadas: 
    1. Formato de Página: A4
    2. Margens: superior e inferior – 2,5; esquerda - 3 e direita - 3;
    3. Espaçamento: 1,5
    4. Tipo de letra: Títulos e subtítulos: Times New Roman (12) em negrito; corpo do texto: Times New Roman (11)
    5. No máximo 20 (vinte) páginas, contendo, no mínimo, os seguintes itens: títuloresumo, palavras-chave, desenvolvimento, conclusão e bibliografia.  Artigos com maior número de páginas poderão ser aceitos a critério dos editores:
      1. Título: o mais conciso possível, sugerindo, sem dubiedade, o assunto. Centralizado, em Times New Roman 16.  Nos metadados o título deverá estar todo em maiúsculo seguido, entre parênteses pela versão do titulo em inglês (quando o artigo não for nesse idioma);
      2. Resumo (e abstract): em no máximo vinte linhas. O abstract deve vir precedido do título em inglês;
      3. Palavras-chave (e keywords): no máximo quatro (4);
      4. Desenvolvimento (em uma coluna e sem qualquer nota de rodapé):
        1. numeração progressiva de títulos e subtítulos, em Times New Roman negrito;
        2. tabelas e figuras: devem ser centralizadas, ter um número e um título, colocados acima da tabela abaixo da figura;
        3. equações: centralizadas e numeradas sequencialmente.
        4. Na descrição da metodologia, ou equivalente, não deve ser incluído nenhum tópico sobre classificação da pesquisa (exploratória, quantitativa, etc). Informações desse tipo apenas aumentam o tamanho do artigo sem acrescentar nada de relevante ao conteúdo do texto.
        5. Evitar complicar desnecessariamente o texto. Evite modismos linguísticos, gramaticalmente errados. Por exemplo, modal não é substantivo (não existe o modal terrestre ou aéreo) e uma situação que gera um problema não é uma “situação problema” é, no máximo, uma situação problemática.
        6. Muito cuidado com o espaçamento de palavras. É comum alguns editores de texto incluírem códigos que anulam os espaçamentos feitos. Recomenda-se, antes da submissão de cada versão, verificar como fica o arquivo quando aberto no Word para Windows, em especial se o texto foi feito num MAC.
      5. Conclusão: clara, objetiva e concisa.
      6. Bibliografia:

1-    As citações, no corpo do texto, não devem usar caixa alta. Apenas a primeira letra de cada nome deve estar em maiúscula.

2-    Ainda nas citações, deve-se usar o et al para 3 ou mais autores.

3-    Nas referências não usar et al em hipótese alguma. Deve aparecer o nome de todos os autores.

4-    Nas referências apenas o(s) último(s) sobrenome(s) de cada autor é por extenso. Os primeiros nomes virão apenas com a inicial.

5-    As referências devem ser à obra original, não se admitindo o uso do "apud".

6-    Devem ser evitadas citações literais. O seu uso abusivo, mesmo com referência à obra citada, caracteriza plágio. Em caso de extremamente necessário fazer um citação literal, ela deve ser curta, em itálico e com citação à obra original. Não serão publicados artigos com mais de 2 citações literais

7-    Em cada referência os nomes dos autores devem ser indicados. Mesmo que os autores de duas referências sejam os mesmo, os seus nomes devem ser novamente escritos. Nunca usar "----" para indicar a repetição de autores.

 

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS:

 

Artigo em revista:

 

ENSSLIN, L., GIFFHORN, E., ENSSLIN, S. R., PETRI, S. M. & VIANNA, W. B. 2010. Avaliação do desempenho de Empresas Terceirizadas com o uso da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista. Pesquisa Operacional, 30125-152.

 

 

Artigo em congresso:

 

PINHEIRO, P. R., DE CASTRO, A. K. A. & PINHEIRO, M. C. D. A Multicriteria Model Applied in the Diagnosis of Alzheimer’s Disease: A Bayesian Network. 11th IEEE International Conference on Computational Science and Engineering, 2008 São Paulo, Brasil. 15-22.

 

Livro:

 

ARROW, K. J. 1951. Social Choice and Individual Values, New York, Wiley.

 

Capitulo de livro:

 

BALSADI, O. V. 2008. O mercado de trabalho assalariado na cultura da cana-de-açúcar no período 1992-2006. In: FILHO, F. B. B. (ed.) Energia e Biomassa. Brasília.

 

Teses e dissertações

 

AZEVEDO, J. 2001. Aplicação da metodologia multicritério de apoio à decisão na seleção de centros de usinagem para uma central de usinagem. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina. 

 

Confira o modelo aqui.

 

ÉTICA NA PUBLICAÇÃO: A submissão de um artigo à Engevista implica que não está submetido a nenhum outro periódico. São sumariamente recusados artigos que não respeitem esta norma. Igualmente são recusados artigos que sejam considerados plágio. Qualquer cópia de textos ou ideias de outros autores, sem a devida citação, ou a cópia de partes significativas de trabalho de outro, mesmo que com citação, é considerada plágio.

 

OPEN ACESS: A Engevista é um periódico de acesso livre. Os direitos autorais dos artigos permanecem com os autores. Não é cobrada nenhuma taxa de publicação nem de download dos artigos. Os artigos podem ser usados em outros trabalhos desde que feita a devida referência.

 

 

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Déclaration de confidentialité

Les noms et courriels saisis dans le site de cette revue seront utilisés exclusivement aux fins indiquées par cette revue et ne serviront à aucune autre fin, ni à toute autre partie.