Sobre a Revista

Foco e Escopo

Revista eletrônica anual destinada a publicar trabalhos escritos por alunos(as) regularmente matriculados(as) nos cursos de graduação em Arquivologia e em Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal Fluminense.

Processo de Avaliação pelos Pares

A convite do(a) editor(a), todos(as) os(as) docentes indicarão para publicação trabalho(s) desenvolvido(s) por aluno(a) na(s) disciplina(s) que leciona no Departamento de Ciência da Informação e em projetos de pesquisa e extensão. É facultado ao(à) docente não indicar trabalhos para publicação, se considerar que em sua(s) disciplina(s), durante os dois semestres letivos anteriores, não foi desenvolvido algum em condições de integrar a revista.

Os trabalhos indicados deverão ser encaminhados ao Conselho Editorial, cabendo ao(à) responsável pela disciplina comunicar formalmente ao referido Conselho o trabalho indicado e o nome do(a) autor(a). A submissão do trabalho obedecerá ao calendário fixado pelo Conselho Editorial.

O Conselho analisará os trabalhos indicados, cabendo a ele decidir, em virtude de excesso de candidatos(as) e/ou de competência técnica específica, encaminhar o texto para parecer externo.

Todo(a) docente do Departamento de Ciência da Informação será automaticamente constituído(a) parecerista da Ensaio Geral, exclusive o(a) professor(a) que indicou o trabalho em análise.

Periodicidade

Revista eletrônica anual destinada a publicar trabalhos escritos por alunos(as) regularmente matriculados(as) nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal Fluminense. A data do lançamento de cada número será definido pelo Conselho Editorial da Ensaio Geral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

O Departamento de Ciência da Informação do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, considerando os laços indissolúveis entre ensino e pesquisa; a necessidade de iniciar os(as) graduandos(as) na linguagem e na produção científicas; a necessidade de dar visibilidade a bons trabalhos desenvolvidos na graduação; e a necessidade de formar, estimular e revelar potenciais pós-graduandos(as), criou, em 2017, a Ensaio Geral – Revista Eletrônica da Graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal Fluminense. O primeiro número do periódico foi publicado em janeiro de 2021.