ANÁLISE DO DISCURSO DE POSTAGENS EM PERFIL DE JIU-JITSU NO INSTAGRAM: CAMPO E HABITUS

Autores

Resumo

Esse estudo analisou a propagação do habitus do jiu-jitsu em postagens feitas em uma página de humor no Instagram. A coleta de dados foi realizada na página do Instagram Jiulife no período de outubro de 2020 ao final de janeiro de 2021. A metodologia Análise do Discurso Mediado pelo Computador (CMDA) e os conceitos centrais do sociólogo francês, Pierre Bourdieu, foram utilizados na fase analítica do estudo. Os resultados evidenciaram que o corpo aparece como protagonista nas postagens: nele são expressos signos e símbolos de modo a instrumentalizar marcas corporais como “a orelha quebrada”, o “corpo máquina” que neutraliza a dor, mostrando que o habitus se encontra inscrito tanto no corpo social quanto no corpo biológico dos praticantes do jiu-jitsu.

Palavras-chave: Jiu-jitsu; Habitus; Instagram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pires, UFG

Mestranda em Educação Fisica pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goias (UFG). Especialista em Educação Física escolar pela UFG. Professora no curso de Educação Física do Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI).

Bungenstab, Universidade Estadual de Goiás (ESEFFEGO/UEG)Universidade Estadual de Goiás (ESEFFEGO/UEG)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo . É professor efetivo no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Goiás (PPGEF-UFG).

Lazzarotti Filho, Universidade Federal de Goiás (FEFD/UFG)

Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Goiás, onde é Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, é também Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília desde 2013. Professor pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte, Lazer e comunicação-GEPELC.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Artigos