ANÁLISE DO DISCURSO DE POSTAGENS EM PERFIL DE JIU-JITSU NO INSTAGRAM: CAMPO E HABITUS

Auteurs-es

Résumé

Esse estudo analisou a propagação do habitus do jiu-jitsu em postagens feitas em uma página de humor no Instagram. A coleta de dados foi realizada na página do Instagram Jiulife no período de outubro de 2020 ao final de janeiro de 2021. A metodologia Análise do Discurso Mediado pelo Computador (CMDA) e os conceitos centrais do sociólogo francês, Pierre Bourdieu, foram utilizados na fase analítica do estudo. Os resultados evidenciaram que o corpo aparece como protagonista nas postagens: nele são expressos signos e símbolos de modo a instrumentalizar marcas corporais como “a orelha quebrada”, o “corpo máquina” que neutraliza a dor, mostrando que o habitus se encontra inscrito tanto no corpo social quanto no corpo biológico dos praticantes do jiu-jitsu.

Palavras-chave: Jiu-jitsu; Habitus; Instagram.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Kelly Pires, UFG

    Mestranda em Educação Fisica pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goias (UFG). Especialista em Educação Física escolar pela UFG. Professora no curso de Educação Física do Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI).

  • Gabriel Bungenstab, Universidade Estadual de Goiás (ESEFFEGO/UEG)Universidade Estadual de Goiás (ESEFFEGO/UEG)

    Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo . É professor efetivo no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Goiás (PPGEF-UFG).

  • Ari Lazzarotti Filho, Universidade Federal de Goiás (FEFD/UFG)

    Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Goiás, onde é Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, é também Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília desde 2013. Professor pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte, Lazer e comunicação-GEPELC.

Téléchargements

Publié

2022-12-26

Numéro

Rubrique

Artigos