Contributos para a história do desporto no distrito de Leiria: uma análise do jornal Leiria Desportiva (1924-1925)

Autores

Resumo

Este artigo resulta de uma investigação sobre a difusão do desporto em Leiria, capital do distrito homónimo, situada na região centro de Portugal. A análise centra-se no jornal Leiria Desportiva, que circulou brevemente entre 1924 e 1925, sendo o primeiro e único dedicado a este tema na cidade durante a Primeira República (1910-1926). Neste período, o desporto torna-se uma atividade popular de grande abrangência no país. Não por acaso, houve um interesse gradual dos leirienses em atividades como futebol, ciclismo, pedestrianismo e atletismo. A metodologia consistiu na leitura e digitalização de 30 edições do semanário, bem como a organização e descrição de modalidades e temas relacionados com o desporto em editoriais. Quanto ao enquadramento teórico, utilizaram-se os estudos de Pinheiro e Coelho (2012) sobre Desporto, República e Imprensa em Portugal, e a obra seminal de Gonçalves (2000), que trata do desporto amador em Leiria, na primeira metade do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Ávila, Universidade de Pernambuco

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (1997), mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008), doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Pós-doutorado na área de História da Educação pela Universidade de Lisboa (2019). É Professora Associada da Universidade de Pernambuco, onde coordenou a implantação do primeiro programa stricto sensu do Campus Petrolina

(2015-2017). Atua no programa de pós-graduação em Educação (Campus Mata Norte) e nos cursos de Pedagogia Presencial e EAD (Campus Petrolina), integra o Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia EAD (2023-2026). Colabora como investigadora nas áreas da Educação e do Desporto na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, Portugal. Desenvolve estudos e pesquisa sobre formação de professores, instituições e arquivos escolares, patrimônio histórico-educativo, memória e cultura escolar. Líder do Grupo de estudos e pesquisas em história e educação no sertão do São Francisco (Gephesf); Coordenadora do Núcleo de extensão e pesquisa em história, educação, linguística e literatura (Nephel). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação, da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação de História da Educação de Portugal (HISTEDUP).

Pedro Gil Frade Morouço, Politécnico de Leiria

Prof. Doutor Pedro Morouço: 0000-0002-5956-9790 ID do investigador: K-9545-2013 Scopus ID do autor: 24339135400 Data de nascimento: 4 de setembro de 1981 Pedro Morouço, PhD é Professor Associado no Instituto Politécnico de Leiria, onde é Diretor do Mestrado em Prescrição de Exercício e Promoção da Saúde e Diretor do Departamento de Motricidade Humana. Pertence ao Conselho Científico e foi Presidente da Assembleia de Representantes (2013-16). É Especialista em Força e Condicionamento Certificado pela National Strength and Conditioning Association trabalhando no desenvolvimento de programas de exercícios personalizados (e.g. Investigador Principal do "2bio4cartilage – Programa de intervenção integrada para prevenção e tratamento de lesões cartilagíneas; POCI-01-0145-FEDER-023423 cofinanciado pelo COMPETE2020 no âmbito do programa PT2020, e apoiado pelo FEDER), e Exercise is Medicine® - Nível 1 certificado. No âmbito do Programa Nacional de Prescrição de Atividade Física nos Cuidados de Saúde Primários, é Fisiologista do Exercício na Unidade de Saúde da Família – Santiago (Leiria).

 

Downloads

Publicado

2023-12-29