Contributos para a história do desporto no distrito de Leiria: uma análise do jornal Leiria Desportiva (1924-1925)

Auteurs

Résumé

Este artigo resulta de uma investigação sobre a difusão do desporto em Leiria, capital do distrito homónimo, situada na região centro de Portugal. A análise centra-se no jornal Leiria Desportiva, que circulou brevemente entre 1924 e 1925, sendo o primeiro e único dedicado a este tema na cidade durante a Primeira República (1910-1926). Neste período, o desporto torna-se uma atividade popular de grande abrangência no país. Não por acaso, houve um interesse gradual dos leirienses em atividades como futebol, ciclismo, pedestrianismo e atletismo. A metodologia consistiu na leitura e digitalização de 30 edições do semanário, bem como a organização e descrição de modalidades e temas relacionados com o desporto em editoriais. Quanto ao enquadramento teórico, utilizaram-se os estudos de Pinheiro e Coelho (2012) sobre Desporto, República e Imprensa em Portugal, e a obra seminal de Gonçalves (2000), que trata do desporto amador em Leiria, na primeira metade do século XX.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Virgínia Ávila, Universidade de Pernambuco

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (1997), mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008), doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Pós-doutorado na área de História da Educação pela Universidade de Lisboa (2019). É Professora Associada da Universidade de Pernambuco, onde coordenou a implantação do primeiro programa stricto sensu do Campus Petrolina

(2015-2017). Atua no programa de pós-graduação em Educação (Campus Mata Norte) e nos cursos de Pedagogia Presencial e EAD (Campus Petrolina), integra o Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia EAD (2023-2026). Colabora como investigadora nas áreas da Educação e do Desporto na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, Portugal. Desenvolve estudos e pesquisa sobre formação de professores, instituições e arquivos escolares, patrimônio histórico-educativo, memória e cultura escolar. Líder do Grupo de estudos e pesquisas em história e educação no sertão do São Francisco (Gephesf); Coordenadora do Núcleo de extensão e pesquisa em história, educação, linguística e literatura (Nephel). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação, da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação de História da Educação de Portugal (HISTEDUP).

Pedro Gil Frade Morouço, Politécnico de Leiria

Prof. Doutor Pedro Morouço: 0000-0002-5956-9790 ID do investigador: K-9545-2013 Scopus ID do autor: 24339135400 Data de nascimento: 4 de setembro de 1981 Pedro Morouço, PhD é Professor Associado no Instituto Politécnico de Leiria, onde é Diretor do Mestrado em Prescrição de Exercício e Promoção da Saúde e Diretor do Departamento de Motricidade Humana. Pertence ao Conselho Científico e foi Presidente da Assembleia de Representantes (2013-16). É Especialista em Força e Condicionamento Certificado pela National Strength and Conditioning Association trabalhando no desenvolvimento de programas de exercícios personalizados (e.g. Investigador Principal do "2bio4cartilage – Programa de intervenção integrada para prevenção e tratamento de lesões cartilagíneas; POCI-01-0145-FEDER-023423 cofinanciado pelo COMPETE2020 no âmbito do programa PT2020, e apoiado pelo FEDER), e Exercise is Medicine® - Nível 1 certificado. No âmbito do Programa Nacional de Prescrição de Atividade Física nos Cuidados de Saúde Primários, é Fisiologista do Exercício na Unidade de Saúde da Família – Santiago (Leiria).

 

##submission.downloads##

Publiée

2023-12-29