Configurações sociais das lutas, artes marciais e esportes de combate. Reflexões à luz da teoria figuracional de Norbert Elias

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Résumé

O objetivo deste estudo foi, por meio de um ensaio teórico, refletir sobre o desenvolvimento das lutas, artes marciais e esportes de combate a partir da sociologia figuracional de Norbert Elias. Baseando-se nessa dinâmica, podemos problematizar aspectos ligados a gênese e ao desenvolvimento dessas práticas corporais a partir de sua interlocução com os aspectos sociais. Nesse sentido, destacamos que esporte e sociedade possuem uma relação interdependente, uma vez que elementos políticos, econômicos e culturais da sociedade atravessam o campo esportivo. Salientamos que a partir dos processos civilizadores, houve a ampliação das redes de interdependência, incumbindo na modificação das ligações sociais entre os elementos configuracionais, gerando operações que tensionam narrativas e percepções outrora cristalizadas. Essa dinâmica contribui para a transposição dos componentes tradicionais que amparam as fronteiras do campo das lutas, artes marciais e esportes de combate, como maior relativização da violência e inclusão de gênero neste campo. Por conseguinte, a ideia de interdependência apresentada por Elias é vislumbrada no campo social e desportivo, em que grupos minoritários possuem relações interdependentes tão fortes que tensionam os grupos dominantes, gerando uma rede de apoio que consolida que amplia as percepções e apropriações sobre essa prática corporal.

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Biographies de l'auteur-e

  • George Almeida Lima, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE); Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF/PE)

    Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. É membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF), membro do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE\UECE) e membro do grupo de estudos em sociologia do esporte (GESOE/ULBRA). Realiza pesquisas sobre os aspectos socioculturais da Educação Física, Sociologia do Esporte e Educação Física escolar.

  • Flávio Py Mariante Neto, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

    Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em ciências do movimento humano (UFRGS). Doutorado em ciências do Movimento humano (UFRGS). Participou do grupo de Estudos socioculturais em Educação Física (GESEF-UFRGS) entre 2007 e 2016. Professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) desde 2016. Leciona disciplinas nas áreas das Lutas, Biomecânica, Teoria do treinamento, Psicologia do esporte, entre outras. Realiza orientações de estágio e TCC em várias áreas do conhecimento. Estuda, preponderantemente, aspectos psicossociais na área de lutas, artes marciais e esportes de combate. É coordenador do grupo de pesquisa em sociologia do esporte (GESOE), desde 2019

  • Álvaro Rego Millen Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

    Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina-PE. É um dos líderes do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF). Realiza pesquisas sobre os aspectos pedagógicos e socioculturais das práticas corporais e da educação física.

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Publié

2025-07-21

Numéro

Rubrique

Artigos