O financiamento do esporte via patrocínio das empresas estatais. O gasto da Petrobras nos governos Lula e Dilma
Resumen
O estudo teve o objetivo de analisar o financiamento público do esporte a partir do patrocínio estatal realizado pela Petrobras de 2004 a 2015. A investigação é descritivo-exploratório baseado numa abordagem quanti-qualitativa, sendo uma pesquisa de cunho documental. A coleta de dados foi realizada em três diferentes locais: Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão; portal do Ministério do Esporte; e portal da Petrobras. A análise de dados foi realizada a partir dos indicadores: fontes de financiamento; magnitude do gasto; e direcionamento do gasto. Os dados demonstram que do patrocínio esportivo da Petrobras, R$ 1,1 bilhão foram da fonte extraorçamentária e R$ 139 milhões foram fruto da Lei de Incentivo ao Esporte, tendo ao longo do tempo os recursos anuais oscilado significativamente. A prioridade do patrocínio foi com a categoria Esporte de Alto Rendimento (60,3%), gasto que se deu para o futebol e outras modalidades esportivas e as entidades de administração esportiva. Outra categoria que teve gasto significativo foi com a Esporte Motor (24,3%), que se vinculou a atividade principal da estatal. Houve gasto também com outras três categorias: Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (13,8%); Grandes Eventos (1,3%); e Outros (0,3%). O gasto com patrocínio esportivo da Petrobras atendeu a uma dupla determinação, a governamental e a mercadológica.