FUTEBOL, GLOBALIZAÇÃO E NEOLIBERALISMO: UMA ANÁLISE SOBRE A MERCANTILIZAÇÃO DO JOGO

Auteurs-es

  • Arthur Lodi Universidade de Passo Fundo

Résumé

A presente pesquisa interrelaciona os temas futebol, globalização e neoliberalismo com objetivo principal de verificar se, diante da adoção de princípios de governança neoliberais na indústria global do futebol, a cultura do jogo foi mercantilizada. Para isso, o método é desenhado a partir de conceitos teóricos que podem ser identificados na base de pesquisas bibliográficas sobre os temas futebol, globalização e neoliberalismo. Nesse sentido, a hipótese desenvolvida sugere que as relações de produção e consumo do futebol nunca se desenvolveram completamente a ponto de serem mercantilizadas. Os argumentos que sustentam essa hipótese são retirados de diferentes trabalhos desenvolvidos no campo das Ciências Sociais, colocados em diálogo com desenvolvimentos teóricos acerca dos temas em análise. O trabalho conclui que o futebol é cercado por um conjunto de contradições e conflitos que têm sua origem na incapacidade de resolução das disputas entre quem possui, controla e consome o futebol como uma mercadoria ou como um ativo comunitário. Na indústria do futebol, a injeção maciça de dinheiro não é evidência suficiente da natureza mercantilista e a capacidade de gerar mais-valor em uma escala compatível com a lucratividade está ausente.
Palavras-chave: Futebol. Globalização. Mercantilização. Neoliberalismo

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Publié-e

2021-12-23

Numéro

Rubrique

Artigos