Provocações no uso da sociologia configuracional no estudo das relações de gênero no esporte: trilhando em críticas, interlocuções e possibilidades

Auteurs-es

  • Carla da Silva Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Flávio Py Mariante Neto Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Daniel Giordani Vasques Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Mauro Myskiw Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Résumé

A sociologia configuracional eliasiana tem recebido críticas advindas de sociologias feministas a respeito de seus estudos das relações de gênero, o que ocorre também em relação aos estudos no esporte. Assim, o objetivo foi trilhar pelos principais pontos de críticas, interlocuções e de intercâmbios identificados, para, então, apontar as contribuições e provocações de usos. Foram localizados e selecionados interlocutores/as chave na construção de uma trilha analítica que sustenta o ensaio. Concluímos que o processo relacional descrito resultou em provocações que foram importantes para pensar e apontar os usos contemporâneos da sociologia configuracional em estudos de relações de gênero no esporte. Ao final sublinhamos 4 questões e provocações, mas, sinalizando que o processo de descrição da trilha é, ele mesmo, o resultado mais expressivo deste ensaio.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Flávio Py Mariante Neto, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Doutorado em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciado e Mestre em Educação Física (UFSC), Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mauro Myskiw, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.  Mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS).

Téléchargements

Publié-e

2024-06-29

Numéro

Rubrique

Artigos