##submission.outdatedVersion##

Trajetórias olímpicas de atletas brasileiras. Em busca do rendimento esportivo e de reconhecimento nacional (1928-1976)

in search of sport performance and national recognition (1928-1976)

Auteurs

Résumé

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou as representações forjadas por alguns periódicos brasileiros sobre a relação entre prática esportiva e gênero feminino, no período de 1928 a 1976, mais detidamente sobre a participação de brasileiras nos Jogos Olímpicos da Era Moderna. O corpus documental é composto por publicações de jornais e revistas, entrevistas e fotografias, documentos localizados por meio da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e outros sítios virtuais. Paralelamente, selecionamos produções acadêmicas que tomaram as modalidades esportivas e/ou os percursos das atletas como objeto de análise. O objetivo foi analisar como as estruturas sexistas moldaram o ambiente esportivo no período estudado, influenciaram a percepção pública das atletas femininas e afetaram seus percursos. Nesse exercício, deparamo-nos com trajetórias singulares e itinerários semelhantes. Na contramão de apagamentos, evidenciamos os caminhos percorridos por esportistas que ousaram se destacar e romper com estruturas sexistas que lhes imputavam lugar de submissão e tutela. Com diferentes histórias de vida, as atletas brasileiras enfrentaram muitas hostilidades. Por vezes, suas habilidades esportivas eram menosprezadas. Muitos incidentes e conflitos permearam seus caminhos, evidenciando a interseccionalidade entre gênero, raça e classe social.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Letícia Samara Lima Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO/UFMG). Bolsista de Extensão do Projeto "Vem dançar com a gente" do Centro Pedagógico da UFMG. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação do Corpo da Universidade do Estado de Minas Gerais (LEPEC/UEMG). 

Luíza Lima de Paula, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Unidade Ibirité). Bolsista de Iniciação Científica do Projeto "Narrativas e representações forjadas pela imprensa brasileira sobre a participação de atletas brasileiras nos Jogos Olímpicos Modernos: conhecendo e divulgando suas trajetórias esportivas (1928-1976)". Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação do Corpo da Universidade do Estado de Minas Gerais (LEPEC/UEMG). 

##submission.downloads##

Publiée

2024-12-30

##submission.versions##

Numéro

Rubrique

Artigos