Futebol e poder em revistas brasileiras de Educação Física. Um balanço bibliográfico (2014-2023)

Autores

Resumo

Neste artigo, objetivamos compreender como as relações entre futebol e poder foram abordadas em artigos publicados em revistas acadêmicas brasileiras da área de Educação Física na última década (2014-2023). Para alcançar tal objetivo, pesquisamos 11 revistas da área e analisamos um total de 19 artigos. Entre outras coisas, constatamos que há poucas publicações sobre as referidas relações e que as discussões sobre elas ainda são fragmentadas. Também constatamos que tais relações foram tratadas, principalmente, a partir da questão de gênero, indicando certa preocupação da área com as experiências e vivências das mulheres no universo do futebol.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Felipe Tavares Paes Lopes

    É docente da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e em Filosofia pela Universidade de São Paulo. É mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutor na mesma área pela Universidade de São Paulo. Também é doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Realizou estágio doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona e desenvolveu pesquisas de pós-doutorado na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas e no Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona. 

  • José Leandro Pereira Manjaterra Loner, Universidade Estadual de Campinas

    Graduando e bolsista de iniciação científica. Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil.

Publicado

2025-07-21

Edição

Secção

Artigos