Participação social e o processo de aposentadoria de atletas profissionais: um estudo qualitativo

Autores

Resumo

Este estudo buscou descrever a experiência de atletas profissionais sobre seu processo de aposentadoria e sobre sua participação e envolvimento em atividades significativas. A partir de uma pesquisa qualitativa, com delineamento do tipo estudo de caso, utilizou-se questionário semiestruturado, entrevista em profundidade e grade de vida. Foi realizada análise de conteúdo, do tipo categorial, e análise descritiva, para grade de vida, das narrativas de cinco atletas profissionais. Os resultados apontaram que o início e desenvolvimento da carreira ocorreram de forma precoce. O esporte representou ganhos pessoais, construção da identidade e desenvolvimento de valores. O desenvolvimento e término da carreira ocorreram sem planejamento e o envolvimento em atividades após aposentadoria relacionou-se com a manutenção de atividades esportivas, profissionais e de lazer. O esporte apresentou significados semelhantes aos significados gerais atribuídos ao trabalho como sustento e reconhecimento social. Observou-se falta de planejamento ao longo da carreira e de suporte no processo de aposentadoria. Após o encerramento da carreira, os atletas apresentam diversificação da participação social, mantendo o envolvimento em atividades esportivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Alessandra Cavalcanti, Departamento de Terapia Ocupacional. Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Departamento de Terapia Ocupacional. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil.

Curso de Mestrado em Estudos da Ocupação. Universidade Federal de Minas Gerias, Belo Horizonte, MG, Brasil

Fabiana Silva e Dutra, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Participação Social e Saúde (NETRAS)

Terapeuta Ocupacional e PhD em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Participação Social e Saúde (NETRAS). Uberaba, MG, Brasil.

##submission.downloads##

Publicado

2023-06-29

Edição

Secção

Artigos