A casa e as gentes: sociedade, hábito e instituições políticas em Gilberto Freyre e Alexis de Tocqueville
DOI:
https://doi.org/10.22409/reh.v1i8.67485Abstract
O objetivo deste texto consiste numa análise do conservadorismo de Alexis de Tocqueville e de Gilberto Freyre frente à modernidade representada na ascensão de regimes democráticos. Ambos os autores apresentam grande preocupação com aspectos sociológicos da vida política, de modo que os dois realizam uma reflexão sociológica do regime das respectivas sociedades que pretendem investigar.
Palavras-Chave
Tocqueville; Gilberto Freire; Conservadorismo
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Naira Alves

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REH, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REH tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REH adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REH utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.