O Campo da Ciência Política no Brasil: uma aproximação construtivista
DOI:
https://doi.org/10.22409/reh.v1i02.66544Resumo
Resumo
A descrição de um campo de conhecimento – de sua gênese e de sua morfologia – pressupõe que nos situemos, ainda que forma imaginária, em algum ponto localizado no seu exterior. É essa mesma uma condição para observá-lo, ainda que vulnerável aos limites estabelecidos pelo lugar no qual nos fixamos, nesse suposto exterior. Poder-se-ia, por certo, proceder como um visitante estranho ao ambiente, como a imiscuir-se nos espaços de um museu não muito ordenado e assimétrico, a procura do que seu acervo, a um só tempo, guarda e revela. Tal imagem de intrusão, contudo, traz consigo a idéia de que um campo cognitivo pode ser representado como uma espécie de coleção de objetos. Uma coleção que resultaria de um acervo intertemporal, aberto a procedimentos diversos de datação e associação, de autoria variada, mas sempre passível de exibição a olhos interessados. Nesse caso, bastaria atenção aos fragmentos dispostos e exibidos e, do ponto de vista do exercício de nossa faculdade de julgar, a manifestação de modalidades distintas de satisfação e preenchimento.
Palavras-chave: Ciência Política no Brasil, Construtivismo
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Renato Lessa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REH, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REH tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REH adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REH utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.