Da Organicidade à (Des)Construção e Fragmentação: uma Análise da Obra de Marta Soares
DOI :
https://doi.org/10.22409/gambiarra.v1i1.30309Mots-clés :
Marta Soares, dança. corpoRésumé
O presente artigo visa abordar o trabalho da dançarina e coreógrafa Marta Soares na obra Les Poupées (1997), sob aspectos da desconstrução e fragmentação. Em seu trabalho podem ser levantas, também, questões sócio-culturais, de identidade e de gênero. A obra de Marta articula-se ao momento atual das culturas diversificadas, que são valorizadas por sua “exoticidade”. Ou seja, a valorização e a inclusão da diferença e da multiplicidade, através da expressão mais clara desta diversidade, o corpo.
Téléchargements
Références
BERGHAUS, Günter. O Expressionismo no teatro: interpretação, cenografia e dança. In: O Percevejo, Rio de Janeiro: UNIRIO, ano 5, n.5, p. 89-97, 1997.
BHABHA, Homi. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.
FERNANDES, Ciane. O Corpo em Movimento: o Sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2002.
GOMES, Sandra. A Aranha Baba e Tece a Teia ao Mesmo Tempo. In: Reflexões sobre Laban o Mestre do Movimento. São Paulo: Summus, 2006.
GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
HACKNEY, Peggy. Making Connections. Total body integration through Bartenieff fundamentals. Amsterdam: Gordon and Breach Publishers, 1998.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. Lisa Ullmann (org). São Paulo: Summus, 1978.
MIRANDA, Regina. Anais da Celebração Global Laban. Laban 2008: Artes Cênicas e Novos Territórios. Rio de Janeiro, 24 a 27 de Abril, 2008.
PARTSCH-BERGSOHN, Isa. Laban. Trad. Andréia Reis. In: Cadernos do GIPE-CIT (orgs. Ciane Fernandes e Andréia Reis), Salvador: PPGAC/UFBA, n. 18, p. 101-113, abr. 2008.
PRESTON-DUNLOP, Valerie. Laban, Schoenberg, Kandinsky, 1899-1938. In: Traces of dance: drawings and notations of choreographers. Laurence Louppe (ed.) Paris: Editions Dis Voir, 1994, p. 110-131.
REIS, Andréia M. F. Moving along Transitions: LMA and Authentic Movement in Inter-art Performance. Comunicação apresentada na 25th Biennial Conference of the International Council of Kinetography Laban/Labanotation, CENIDI, Cidade do México, 2007.
REIS, Andréia M. F. O Corpo Rompendo Fronteiras: uma experimentação a partir do Movimento Genuíno e do Sistema Laban/Bartenieff. Dissertação de Mestrado. Salvador: PPGAC/UFBA, 2007.