Artistas em Cena e para a Cena – Grupos de Teatro como Potenciais Espaços de Atuação Colaborativa

Auteurs-es

  • Poliana Nunes Santos de Nunes Santos de Carvalho

DOI :

https://doi.org/10.22409/gambiarra.0606.59-69

Mots-clés :

grupo de teatro, atuação colaborativa, produção cultural

Résumé

O presente artigo aborda algumas experiências de Grupos de Teatro brasileiros com o intuito de afirmar que estes se constituem como espaços que favorecem o desenvolvimento de seus participantes para além de atuação artística. No cotidiano do trabalho, os grupos apresentam características que podem defini-los como locais abertos à promoção de conhecimentos que ultrapassam algumas fronteiras, promovendo entre seus integrantes não apenas o ato de criar, mas possibilidades de construir caminhos, partilhados e não partilhados, que favorecerão o trabalho de atuação dos membros dentro e fora do coletivo, tendo, desse modo, maiores possibilidades de se inserir no mercado de trabalho e de ter uma independência profissional. O trabalho apresenta como fonte estudos feitos por pesquisadores que tratam de alguns grupos e suas trajetórias, coletivos que conseguiram empreender ambientes que incentivam o trabalho criativo baseado na participação de todos os seus integrantes, fomentando diferentes frentes de atuação.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Références

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas Sobre a Experiência e o saber de Experiência. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 19, 2002.

CAETANO, Nina. A Textura Polifônica de Grupos Teatrais Contemporâneos. Sala Preta: Revista de Artes Cênicas. São Paulo, ano 6, n. 6, 2006.

CARREIRA, André. Teatro de Grupo: a busca de identidades. Revista Subtexto Galpão Cine Horto. Belo Horizonte, ano 5, n. 5, 2008.

CARREIRA, André. Um olhar sobre o teatro de grupo e sua diversidade. In: Cartografia do Teatro de Grupo do Nordeste. Natal: Clowns de Shakespeare, 2012.

GUINSBURG, Jacob; FARIA, Roberto; LIMA, Mariângela Alves de. Dicionário do Teatro Brasileiro: temas, formas e conceitos, edições Sesc-SP. São Paulo: Perspectiva, 2009.

LIMA, Mariângela Alves de. Os Grupos Ideológicos e o Teatro da Década de 1970. In: NUÑEZ, Carlinda Fragale. O Teatro Através da História: Teatro Brasileiro. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, vol. 2, 1994.

NICOLETE, Adélia. Criação Coletiva e Processo Colaborativo: algumas semelhanças e diferenças no trabalho dramatúrgico. Sala Preta: Revista de Artes Cênicas. São Paulo, ano 2, n.2, 2002.

RINALDI, Miriam. O Ator no Processo Colaborativo do Teatro da Vertigem. Sala Preta: Revista de Artes Cênicas. São Paulo, ano 6, n.6, 2006.

RODRIGUES, Eder Sumariva. A Construção do Projeto Artístico Pedagógico do Teatro de Grupo. Revista da Pesquisa. Santa Catarina, ano 7, n. 7, 2007.

Téléchargements

Numéro

Rubrique

Artigos