Olhares e Corpos em Desvio: Experiências e Reações na Performance “Cegos”

Auteurs

  • Carlaile José Rodrigues

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/gambiarra.0505.57-62

Mots-clés:

linguagem corporal, olhares, experiência

Résumé

O  artigo  é  baseado  na  performance  Cegos,  realizada  pelos  grupos Desvio Coletivo e PI, ambos de São Paulo. A ação é configurada por atores  que  se  vestem  como  pessoas  de  negócios,  trajam  acessórios  vultosos,  cobrem  o  corpo  com  argila  e  andam  lentamente  pelas  ruas  de  grandes  centros  urbanos  e  comerciais.  O  intuito  é  questionar  poeticamente o cotidiano  e  a  paralisia  em  que  as  pessoas  estão  imersas.  A  proposta  do  texto  visa  relatar  a  experiência  de  quem  participou  da  ação  como performer  ou  espectador,  as  interferências  na  rotina  de  quem  vivenciou o ato,  as  significações  adquiridas  durante  o  trajeto  pela  cidade  e  a  pluralidade  de  sentidos  de  uma  performance  onde  o  corpo  é  a  linguagem.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Carlaile José Rodrigues

Mestrando em Estudos Contemporâneos das Artes da
Universidade Federal Fluminense (UFF).

Références

BERENSTEIN, Paola Jacques. Corpografias urbanas: a memória da cidade no corpo. In: Corpo: identidade, memórias e subjetividades. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. Tradução de Renato Cohen. São Paulo: Perspectiva, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

VERGARA, Luiz Guillerme Falcão. Laboratório de perceptos e afetos: rituais de passagem e geografia dos sentidos da arte. In: Horizonte da arte, práticas artísticas em devir. Rio de Janeio: Nau, 2010.

VINHOSA, Luciano. Obra de arte e experiência estética: arte contemporânea em questões. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011.

##submission.downloads##

Numéro

Rubrique

Artigos