O Mercado Central de Belo Horizonte: entre queijos e sabores / The Mercado Central of Belo Horizonte: between cheeses and flavors
DOI:
https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.21.a12821Palavras-chave:
Geograficidade, Paladar, Queijo Minas Artesanal, Mercado, Pimenta.Resumo
O Mercado Central de Belo Horizonte/MG é reconhecidamente um lugar em que se evoca a diversidade de sabores. O presente artigo tem o foco de conhecer e descrever parte desse universo, identificando sua organização espacial, abrangência e heterogeneidade, enquanto ambiente cultural plenamente aceito pela sociedade em suas atividades e ligações, que aponta para uma geografia do sabor. Dentre esse extraordinário mundo de sabores oferecido pelo Mercado Central encontra-se o Queijo Minas Artesanal, cujo consumo é hábito e tradição, tendo sido transformado em patrimônio imaterial, uma herança cultural de caráter identitário geográfico.Downloads
Referências
BASTOS, Antonio Carlos. Maio/2011. Entrevista concedida a Marcos Mergarejo Netto.
BRILLAT-SAVARIN, Jean-Anthelme (1755-1826). A Fisiologia do Gosto. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Cia. das Letras, 1995, 379 p.
CLAVAL, Paul. As Abordagens da Geografia Cultural. Explorações Geográficas 1997 (89 -117) In: CASTRO, Iná Elias de et al. (Orgs.) Explorações Geográficas: percursos no fim do século. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 1997, 367 p.
CLAVAL, Paul. Geografia Cultural. Tradução de Luíz Fugazzola Pimenta e Margareth de Castro Afeche Pimenta. 3ª edição. Florianópolis: EDUFSC, 2007, 453 p.
CSERGO, Julia. A Emergência das Cozinhas Regionais. In: FLANDRIN, Jean-Louis & MONTANARI, Massimo (orgs). História da Alimentação. Tradução de Luciano Vieira Machado e Guilherme João de Freitas Teixeira. São Paulo: Estação Liberdade, 1998, pp. 806-824.
EMATER-MG 2002 Caracterização da Microrregião do Serro Como Produtora Tradicional de Queijo Minas Artesanal
ENGELMANN, Brigitte & HOLLER, Peter. Manual del Gourmet del Queso. Traducción del alemán: Katinka Roses Becker, Sergio Martin, Carla Parra. Berlim: H. F. Ullmann, 2008, 600 p.
FARIA, Ernesto (Org). Dicionário Escolar Latino-Português. 3ª edição. Rio de Janeiro: MEC, 1962, 1081 p.
FONSECA, Elisa Cristina. Maio/2011. Entrevista concedida a Marcos Mergarejo Netto.
FREEDMAN, Paul (Org.) A História do Sabor. Tradução de Anthony Sean Cleaver. São Paulo: SENAC, 2009, 368 P.
GRATÃO, Lúcia Helena. http://geografiahumanista.wordpress.com/, Acessado em 29 de abril de 2011.
JESUS, Ilmar Antonio de. Maio/2011. Entrevista concedida a Marcos Mergarejo Netto.
La BLACHE, Paul Vidal. Princípios de Geografia Humana. Tradução: Fernandes Martins. 2ª edição. Lisboa: Edições Cosmos, 1954, 390 p.
MAGALDI, A. V.. Queijo de Minas e Outros Queijos. Juiz de Fora: Brasil, 1941, 104 p.
MONTANARI, Massimo. Comida Como Cultura. Tradução de Letícia Martins de Andrade. São Paulo: SENAC, 2008, 207 p.
NASCIMENTO, Angelina Bulcão. Comida: Prazeres, Gozos e Transgressões. 2ª edição. Salvador: EDUFBA, 2007, 290 p.
NETTO, Marcos Mergarejo. Mercado Central de Belo Horizonte: influência e polarização. 2003. 68 f. Monografia – Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.
NETTO, Marcos Mergarejo & NETTO, Maria Carolina Cunha. O Queijo Minas Artesanal e o Mercado Central de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil: Uma Questão Cultural. In: Encontro de Geógrafos da América Latina, 12. 2009, Montevidéu, Uruguai. EGAL.
OLIVEIRA, Lívia de. http://geografiahumanista.wordpress.com/, Acessado em 29 de abril de 2011.
SCHMIDT, Karl-Friedrich. Elaboración Artesanal de mantequilla, yogur Y Queso. Traducción de Oscar Dignoes Torres-Quevedo. Zaragoza: Acribia, 1995, 116 p.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia, Um Estudo da Percepção, Atitudes e Valores do Meio Ambiente. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1980, 288 p.