As narrativas de Guernica e suas travessias estético-políticas na produção do lugar / The Guernica's narrative and its aesthetic political crossings in the production of the place

Autores

  • Ludmila Gonçalves Martins Pesquisadora do Grupo de Pesquisa RASURAS - Geografias Marginais (Linguagem, Poética, Movimento) da Universidade Federal do Espírito Santo.

DOI:

https://doi.org/10.22409/geograficidade2018.82.a12992

Palavras-chave:

Imaginação espacial. Estética. Política.

Resumo

Apreciar uma obra de arte pode ser tanto uma experiência estética quanto uma experiência geográfica. Este artigo convida o leitor a refletir sobre as narrativas de Guernica e suas travessias estético-políticas na produção do lugar. Sob o prisma da circularidade de ideias presentes no uso e apropriação de uma iconografia, Guernica conserva em seus traços uma potência discursiva ao efetuar uma denúncia política no processo de imaginação espacial do lugar. Neste sentido, afirma-se ser possível pensar acerca do processo de produção de narrativas de lugar a partir do estudo desta e de outras obras de arte que guardam ressonâncias entre si.

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Biografia do Autor

Ludmila Gonçalves Martins, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa RASURAS - Geografias Marginais (Linguagem, Poética, Movimento) da Universidade Federal do Espírito Santo.

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em História Social das Relações Políticas e Bacharela em Ciências Sociais ambas as formações pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui interesse nas áreas de Política, Antropologia e Geografia Humanista.

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Publicado

2018-11-06

Como Citar

Martins, L. G. (2018). As narrativas de Guernica e suas travessias estético-políticas na produção do lugar / The Guernica’s narrative and its aesthetic political crossings in the production of the place. Geograficidade, 8(2), 20-36. https://doi.org/10.22409/geograficidade2018.82.a12992