As narrativas de Guernica e suas travessias estético-políticas na produção do lugar / The Guernica's narrative and its aesthetic political crossings in the production of the place
DOI :
https://doi.org/10.22409/geograficidade2018.82.a12992Mots-clés :
Imaginação espacial. Estética. Política.Résumé
Apreciar uma obra de arte pode ser tanto uma experiência estética quanto uma experiência geográfica. Este artigo convida o leitor a refletir sobre as narrativas de Guernica e suas travessias estético-políticas na produção do lugar. Sob o prisma da circularidade de ideias presentes no uso e apropriação de uma iconografia, Guernica conserva em seus traços uma potência discursiva ao efetuar uma denúncia política no processo de imaginação espacial do lugar. Neste sentido, afirma-se ser possível pensar acerca do processo de produção de narrativas de lugar a partir do estudo desta e de outras obras de arte que guardam ressonâncias entre si.
Téléchargements
Références
ABRIL. Picasso. Tradução de José Ry Gandra. São Paulo: Abril, 2011. (Abril Coleções/ Grandes Mestres).
AGAMBEN, Giorgio. Ninfas. Trad. Antonio Gimeno Cuspinera. Valência: Pre-Textos, 2010.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Rio de Janeiro: Eldorado, 1993.
BAUMAN, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2009.
BESSE, Jean-Marc. O gosto do mundo. Exercícios de paisagem. Rio de janeiro: Ed. UERJ, 2014.
COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Rio de janeiro: Oficina Rachel, 2013.
CORRÊA, Roberto Lobato. Reflexões sobre paradigmas, geografia e contemporaneidade. In: Revista ANPEGE. v. 7, nº. 1, número especial, p. 59-65, out. 2011.
DALI, Salvador. Tourada Nº. 3. 1965. Divulgação. Coleção Particular. Disponível em: <http://www.arteeblog.com/2014/06/tauromaquia-picasso-dali-goya.html>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2018.
ELPAIS. ES / AGENCIAS. El “Guernica” de la ONU, tapado em tiempos de guerra. El Pais. Madrid, 31 de enero de 2003. Disponível em: <http://internacional.elpais.com/internacional/2003/01/31/actualidad/1043967604_850215.html>. Acesso em 30 de julho de 2014.
FUSELI, Henry. O pesadelo. 1781. Detroit Instituto of Fine Arts. Centro de História da Arte e Arqueologia. Disponível em: <http://warburg.chaa-unicamp.com.br/obras/view/1424>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2018.
GAZA SOMOS TODAS. Imagem de internet. s.d. Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/328270260309421131/>. Acesso em: 11 de julho de 2017.
GERICKE, Gerda. Calendário Histórico. 1937: Guernica é bombardeada. Deutsche Welle, 2011. Disponível em: <http://www.dw.de/1937-guernica-%C3%A9-bombardeada/a-800994>. Acesso em: 30 de julho de 2014.
GERNIKA: LA PEOR OPERACIÓN DE PROPAGANDA DE FRANCO. 2015. El País. Disponível em: <http://blogs.elpais.com/historias/2015/04/gernika.html>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2018.
GINZBURG, Carlo. Medo, reverência, terror: quatro ensaios de iconografia política. Trad. Federico Carotti; Joana Angélica d’Ávila Melo; Júlio Castañon Guimarães. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
GOYA Y LUCIENTES, Francisco de. Três de maio de 1808. 1814. Centro de História da Arte e Arqueologia. Disponível em: <http://warburg.chaa-unicamp.com.br/img/obras/982_original.jpg>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2018.
GOYA Y LUCIENTES, Francisco de. Modo con que los antiguos españoles cazaban los toros á caballo en el campo. 1814-1816. Série Tauromaquia. Divulgação. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AModo_con_que_los_antiguos_espa%C3%B1oles_cazaban_los_toros_%C3%A1_caballo_en_el_campo_(NYPL_b14923841-1109407).jpg>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2018.
INGRES, Jean-Auguste Dominique. “Virgílio lendo a Eneida para Augusto, Otávio e Lívia”. c. 1819. Musées Royaux des Beaux-Arts de Belgique, Bruxelas. In. GINZBURG, Carlo. Medo, reverência, terror: quatro ensaios de iconografia política. Trad. Federico Carotti; Joana Angélica d’Ávila Melo; Júlio Castañon Guimarães. São Paulo: Companhia das Letras, p. 121, 2014.
IRAQNICA. Imagem de internet. s.d. Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/565342559445039290/>. Acesso em: 11 de julho de 2017.
MARANDOLA JR., Eduardo. Geograficidades vigentes pela literatura. In: SILVA, Maria Auxiliadora da; SILVA, Harlan Rodrigo Ferreira da (Orgs.). Geografia, Literatura e Arte: reflexões. Salvador: Edufba, p. 21-32, 2010.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Trad. Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2008.
MCDOWELL, Linda. A transformação da geografia cultural. In: GREGORY, Derek; MARTIN, Ron; SMITH, Graham. Geografia Humana. Sociedade, Espaço e Ciência Social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, p. 159-188, 1995.
MICHELANGELO. Criação de Adão (detalhe do teto da Capela Sistina). 1508-1512. Museu do Vaticano. Centro de História da Arte e Arqueologia. Disponível em: <http://warburg.chaa-unicamp.com.br/obras/view/3513>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2018.
OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de. Grafar o espaço, educar os olhos. Rumo a geografias menores. Pro-Posições. Campinas, v.20, n.3, p. 17-28, 2009.
O PODER DA ARTE (BBC: The Power Of Art). Documentário BBC. 2006. Picasso. Episódio 07.
PELLEJERO, Eduardo. Literatura e Fabulação: Deleuze e a política da expressão. Trad. Susana Guerra. Polymatheia – Revista de Filosofia. Fortaleza, v. IV, n. 5, p. 61-78, 2008.
PELLEJERO, Eduardo. Cinco perguntas a Eduardo Pellejero. Revista Paralaxe, PUC/SP, nº. 1, março, 2013. Disponível em: . Acesso em: 19 de abril de 2017.
PELLEJERO, Eduardo. Justiça poética. A Literatura além do ponto final. Guavira Letras. v. 20, p. 39-48, 2015.
PICASSO, Pablo. Corrida de Toiros: A morte do toureiro. 1933. Divulgação. Musée Nacional Picasso-Paris. Disponível em: < http://espagnol.lgm.free.fr/travaux/2001-2002/picasso/texteleves/T4.htm >. Acesso em: 11 de julho de 2017.
PICASSO, Pablo. Minotauromaquia. 1935. Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia. Disponível em <http://www.museoreinasofia.es/coleccion/obra/minotauromaquia>. Acesso em: 10 de julho de 2017.
PICASSO, Pablo. Guernica. 1937. Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia. Disponível em < http://www.museoreinasofia.es/coleccion/obra/guernica>. Acesso em: 10 de julho de 2017.
PICASSO, Pablo. Sonho e Mentira de Franco. 1937. Metropolitan Museum of Art. Disponível em: <http://www.metmuseum.org/art/collection/search/369939?sortBy=Relevance&ft=dream+and+lie+of+franco+i&offset=0&rpp=20&pos=2>. Acesso em: 10 de julho de 2017.
QUEIROZ FILHO, Antônio Carlos. Desviando olhares: estéticas-políticas dos relatos de viagem. Geograficidade. UFF. Vol. 2, número especial, primavera, 2012.
RANCIÈRE, Jacques. A Partilha do Sensível: estética e política. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
SAVOV, Javcho. Guernica 2015. s.d. Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/456974693421747526/>. Acesso em: 11 de julho de 2017.
SCHAMA, Simon. Picasso. O Poder da Arte. Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SILVA, Rosane N. A dobra deleuziana: políticas de subjetivação. Revista do Departamento de Psicologia (UFF), Niterói, v. 16, n.1, p. 55-75, 2004.
STEER, George. The Tragedy of Guernica. Town Destroyed in Air Attack. Eye Witness’s Account. The Times. Bilbao, April 17, 1937. Disponível em: <http://poieinkaiprattein.org/kids-guernica/picasso-s-guernica-and-guernica-1937/news-report-by-george-steer-for-the-times-about-guernica-1937/>. Acesso em: 23 de junho de 2014.
STEER, George. A Árvore de Gernika. Um estudo de campo da guerra moderna. Trad. Claudio Alves Marcondes. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
TEIXEIRA, Felipe Charbel. Aby Warburg e a pós-vida das Pathosformeln antigas. História da Historiografia. Ouro Preto, número 05, p. 134-147, setembro, 2010.
TOPINO-LEBRUN, Jean-Baptiste. A morte de Caio Graco. 1795. Marselha. Musée des Beaux-Arts. Divulgação, 2013. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ATopino_Lebrun_Gracchus.jpg>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2018.