Ponto Cego: experimentações narrativas em texto e imagem / Blind Spot: narrative experiments in text and image

Autores

  • Cleriston Boechat de Oliveira Uiversidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22409/geograficidade2019.90.a27432

Palavras-chave:

Habitar. Cidade. Corpo. Sobremodernidade.

Resumo

O artigo apresenta uma produção de narrativas poéticas composta por texto e imagem. O autor constrói histórias ficcionais que se misturam a experiências pessoais de seu corpo na cidade. Propõe uma fragmentação da narrativa ao combinar crônicas, contos, aforismos e imagens digitais num único texto fragmentado. Trata de modo poético a construção de um sujeito que se dá na coletividade, na sua interação com a cidade e com as tantas histórias que se cruzam e constituem o espaço. Ao utilizar imagens digitais produzidas com celular, propositadamente desfocadas e com baixa resolução, o autor busca questionar a construção da imagem digital. Problematiza a experiência do corpo na cidade em sua relação espaço-temporal com a memória e a fronteira entre documento, ficção e realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleriston Boechat de Oliveira, Uiversidade Federal do Espírito Santo

Professor do Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, UFES. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Geografia (UFES).

Referências

BENJAMIN, Walter. Estética e sociologia da arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

CANEVACCI, Massimo. A cidade polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. São Paulo: Studio Nobel, 2004.

EVANS, Walker; HAMBOURG, Maria Morris et al. Walker Evans. New York: The Metropolitan Museum of Art, 2000. Catálago de exposição.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

QUEIROZ FILHO, A. C. A cidade e a fabricação do sensível na sobremodernidade. Mercator, Fortaleza, v.15, n.3, p. 7-17, jul./set., 2016.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

Downloads

Publicado

2019-10-16

Como Citar

Oliveira, C. B. de. (2019). Ponto Cego: experimentações narrativas em texto e imagem / Blind Spot: narrative experiments in text and image. Geograficidade, 9(Especial), 36-51. https://doi.org/10.22409/geograficidade2019.90.a27432