Ponto Cego: experimentações narrativas em texto e imagem / Blind Spot: narrative experiments in text and image
DOI :
https://doi.org/10.22409/geograficidade2019.90.a27432Mots-clés :
Habitar. Cidade. Corpo. Sobremodernidade.Résumé
O artigo apresenta uma produção de narrativas poéticas composta por texto e imagem. O autor constrói histórias ficcionais que se misturam a experiências pessoais de seu corpo na cidade. Propõe uma fragmentação da narrativa ao combinar crônicas, contos, aforismos e imagens digitais num único texto fragmentado. Trata de modo poético a construção de um sujeito que se dá na coletividade, na sua interação com a cidade e com as tantas histórias que se cruzam e constituem o espaço. Ao utilizar imagens digitais produzidas com celular, propositadamente desfocadas e com baixa resolução, o autor busca questionar a construção da imagem digital. Problematiza a experiência do corpo na cidade em sua relação espaço-temporal com a memória e a fronteira entre documento, ficção e realidade.
Téléchargements
Références
BENJAMIN, Walter. Estética e sociologia da arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
CANEVACCI, Massimo. A cidade polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. São Paulo: Studio Nobel, 2004.
EVANS, Walker; HAMBOURG, Maria Morris et al. Walker Evans. New York: The Metropolitan Museum of Art, 2000. Catálago de exposição.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
QUEIROZ FILHO, A. C. A cidade e a fabricação do sensível na sobremodernidade. Mercator, Fortaleza, v.15, n.3, p. 7-17, jul./set., 2016.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.