Entre céu e terra: a medianidade do lar no hábito humano

Autores

Palavras-chave:

Identidade, habitat, ser-arquitetura-da-arquitetura

Resumo

Perguntar-se pelo universo da casa não é uma tarefa simples, visto que todo homem poderia meramente ocupar uma residência. Convém lembrar de antemão que não é desconsiderado os problemas dos déficits habitacionais brasileiros neste quesito. O objetivo deste trabalho é como o ato do habitar, por parte do ser humano, intensifica algumas questões do domínio do domicílio como primordial não só para o reconhecimento do eu, mas para o acato do nós. Assim, percorre-se um caminho reflexivo que intui saber como podem ser construídas as ações utilizadas pelo homem no abrigar seu mundo e dos outros nos domínios da medianidade do lar. O intuito é atentar como o albergar da casa é um trazer próximo a paisagem cotidiana (e suas regiões que se abrem a partir dela) pela força do hábito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Sartori Cordova, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Sociólogo, doutor em urbanismo e pós-doutorando da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA-Unicamp) com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Processo nº 2019/15057-4. 

 

Jane Victal, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (POSURB PUC-Campinas) onde integra a Linha de Pesquisa História do Pensamento Urbanístico e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982), mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999), Pós-Doutorado na Kings College London. Foi tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Secretaria de Educação Superior (Sesu), unidade do Ministério da Educação (MEC). Coordenou o Centro Audiovisual (CAV) e o Centro de Documentação (CeDoc ) do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC PUC-Campinas). Foi editora e membro do Conselho Editorial da Revista Oculum Ensaios e Consultora ad hoc da FAPESP. Áreas de atuação: Arquitetura e Urbanismo, História Urbana, Patrimônio Cultural, Teoria da Urbanização e Urbanismo Contemporâneo.

Referências

ARENDT, Hannah. Compreensão e política e outros ensaios: 1930-1954. Lisboa: Relógio D'Agua, 2001.

BACHELARD, Gaston. A intuição do instante. Campinas: Verus, 2007.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. In: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 181-354.

BARBUY, Heraldo. O problema do ser e outros ensaios. São Paulo: EdUSP, 1984.

COULANGES, Fustel de. A cidade antiga. Brasília: EdUnB, 1981.

DICHTCHEKENIAN, Nichan. A poética como revelação do habitar em Heidegger e a poética como constituição-mundo em Bachelard. 2015. 7 vídeos (90:05 min.). Publicado pelo canal nichan dichtchekenian. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5nkwsb7J_WQ. Acesso em: 10 jan. 2019.

HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

HEIDEGGER, Martin. A coisa. In: SOUZA, Eudoro. Mitologia. Lisboa: Guimarães Editores, 1984. p. 249-271.

HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Lisboa: Edições 70, 1977.

HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. Revista Latino-Americana de Filosofia e História da Ciência. São Paulo, v. 5, n. 3, p. 375-398, jul-set. 2007.

HEIDEGGER, Martin. Cartas sobre o humanismo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967.

HEIDEGGER, Martin. Construir, habitar, pensar. Conferência pronunciada por ocasião da "Segunda Reunião de Darmastad", publicada em Vortäge und Aufsätze, G. Neske, Pfullingen, 1954. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback.

NORBERG-SCHULZ, Christian. Genius Loci: paysage, ambience, architecture. Bruxelles: Pierre Mardaga, 1981.

RYKWERT, Joseph. A casa de Adão no paraíso. São Paulo: Perspectiva, 2009.

SARAMAGO, Lígia. Como ponta de lança: o pensamento do lugar em Heidegger. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de. (Org.). Qual o espaço do lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 193-225.

SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Petrópolis: Vozes, 1997.

SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

TORRANO, José Antônio Alves. Hesíodo. Teogonia: a origem dos deuses. São Paulo: Iluminuras, 2003.

TUAN, Yi Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2012.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Cordova, V. S., & Victal, J. (2021). Entre céu e terra: a medianidade do lar no hábito humano. Geograficidade, 11(Especial), 52-63. Recuperado de https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/28693