A poética das cidades: por uma pedagogia da imaginação criadora nas experiências urbanas

Autores

  • Danieli Barbosa de Araujo Universidade Estadual de Londrina
  • Jeani Delgado Paschoal Moura Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Cidade, Pedagogia da Imaginação, Mundo vivido, Fenomenologia da Imaginação.

Resumo

Uma cidade esboça em si sonhos, desejos, aprendizados e significações, apesar de ser vista também como inanimada, reduzida a formas geométricas e funcionalistas. Pela Fenomenologia da Imaginação de Gaston Bachelard, o texto busca ressignificar a cidade como um repertório poético, educativo e formador. Para Bachelard, a formação do espírito científico passa, individualmente, por três estágios: o concreto, o concreto-abstrato e o abstrato. A técnica de observação direta aliada a estudos bibliográficos, na perspectiva bachelardiana, implica um ato de vigilância, cujos estágios de formação levam o sujeito cognoscente a ressignificar o seu objeto de estudo ao mesmo tempo em que se reforma no ato de conhecer. Na perspectiva bachelardiana, numa fusão entre o empírico e o abstrato, a cidade é percebida em sua dimensão poética e educadora, em que a experiência cria laços de conectividade gerando reflexão e ressignificação sobre o mundo vivido.

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Publicado

2021-01-31

Como Citar

Araujo, D. B. de, & Delgado Paschoal Moura, J. (2021). A poética das cidades: por uma pedagogia da imaginação criadora nas experiências urbanas. Geograficidade, 11(1), 48-62. Recuperado de https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/29011

Edição

Seção

Artigos