Uma experiência no espaço híbrido: Pokémon Go como um objeto na pesquisa em Geografia
Palavras-chave:
Geografia Cultural, Fenomenologia, Espaço virtual, Espaço real, JogosResumo
O presente artigo discute as potencialidades do aplicativo para smartphones, Pokémon Go enquanto um objeto de pesquisa na ciência geográfica. A sustentação teórica se relaciona com a “virada epistemológica” ocorrida na Geografia, em especial, na Geografia Cultural como processo crucial para que os estudos acerca da experiência espacial fossem possíveis. Outro pilar fundamental para a discussão do artigo é a Fenomenologia, em especial, quando esta vertente filosófica aborda questões acerca da experiência, da percepção e da presença imprescindível do corpo e do movimento. Aliado a este debate entre Fenomenologia e Geografia temos o conceito de espaço híbrido e, assim, apresentamos a possibilidade de pesquisar Pokémon Go através da percepção do usuário ou jogador que produz, em situação, a experiência espacial híbridaDownloads
Referências
BARROS, José D’Assunção. História e memória – uma relação na confluência entre tempo e espaço. Mouseion, v. 3, n. 5, p. 35-67, 2009.
BERNARDES, Antonio; SPOSITO, Eliseu Savério. Internet, Ser e Espaço: Pressupostos de fenomenologia-ontológica estrutural. Revista Formação, v. 1, n. 16, p. 17-27, 2009.
CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural. Trad. Luís Fugazzola Pimenta; Margareth de Castro Afeche Pimenta. 4 ed. Florianópolis: EdUFSC, 2014.
DAL GALLO, Priscila Marchiori; MARANDOLA JR., Eduardo. O conceito fundamental de mundo na construção de uma ontologia da geografia. GEOusp – Espaço e Tempo, v. 19, n. 3, p. 551-563, 2015.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
MARTINS, Élvio Rodrigues. Geografia e Ontologia: O fundamento geográfico do Ser. GEOusp – Espaço e Tempo. v. 11, n. 1, p. 33-51, 2007.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 4 ed. São Paulo: WMF, 2011.
OLIVEIRA, Lívia de. Percepção Ambiental. Geografia e Pesquisa, v. 6, n. 2, p. 56-72, 2012.
POKÉMON Go. The Pokémon Company. n.d. Disponível em: https://www.pokemon.com/br/app/pokemon-go/. Acesso em: 3 abr. 2020.
‘POKÉMON GO’ é lançado no Brasil. G1. 03/08/2016. Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/games/noticia/2016/08/pokemon-go-comeca-funcionar-no-brasil.html. Acesso em: 3 abr. 2020.
SERPA, Angelo. Por uma geografia do espaço vivido – Geografia e Fenomenologia. São Paulo: Contexto, 2019.
SILVA, Carlos Alberto F. da; TANCMAN, Michéle. A dimensão socioespacial do ciberespaço: Uma nota. GEOgraphia, v. 1, n. 2, p. 55-66, 1999.
SILVA, Adriana de Souza e. From cyber to hybrid: Mobile technologies as interfaces of hybrid spaces. Space and Culture, v. 9, n. 3, p. 261-278, 2006.
SOUZA, Luciene Roberta de; BEZERRA, Alana Simões; MACEDO, Dafne Souto; CASTRO, Laís Santos; PEREIRA, Priscila Cartaxo; COSTA, Sandra Barbosa da; SILVA, Pierre Normando Gomes da. Experiência Sensorial e aprendizagem do corpo: interfaces educação-saúde de idosos. Anais... X Encontro de Extensão, 2007. João Pessoa: EdUFPB, p. 1-9, 2008. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/x_enex/ANAIS/Area6/6CCSDEFOUT03.pdf. Acesso em: 11 set. 2020.
TUAN, Yi-Fu Espaço e lugar: A perspectiva da experiência. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.
ZIONI, Silvana Maria. KATO, Volia Regina Costa. Experiências de mobilidade, experiências de espacialidade: Resgatando diferentes abordagens. Anais... XV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. Recife: XV Enanpur, p. 1-18, 2013. Disponível em: http://anais.anpur.org.br/index.php/anaisenanpur/article/view/314/305. Acesso em: 11 set. 2020.