Contornos para a educação geográfica

que pode a Revista Geograficidade?

Autores

  • Tiago Rodrigues Moreira Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Aplicadas - Unicamp/FCA
  • Felipe Costa Aguiar Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-6563-4763

Palavras-chave:

Educação menor, Experiência, Fenomenologia

Resumo

Neste trabalho, nos indagamos: como a Revista Geograficidade, em seus 10 anos de publicações, pode contribuir com o debate sobre a educação geográfica? Explorando alguns trabalhos, recorremos à concepção fenomenológica de educação para entendermos esse fenômeno como experiência fundamental do ser-no-mundo que, como fenômeno da experiência, significaria, conduzir alguém (ou algo) para fora do lugar onde se encontrava; levar para fora. Lugar, nesse caso, não se resume ao aspecto físico-geográfico do termo, mas à condição existencial na qual sempre nos encontramos. Identificamos que o imaginário, o sensível, a cultura, a arte, o sabor, a experiência da cidade, a cartografia, a literatura e a imaginação esboçam um cenário propício para nos determos à educação geográfica, escavando os sentidos do que se revela como experiência geográfica do cotidiano, da vida comum, daquela que nos educa a partir do mundo vivido, que nem sempre é contemplado pelos currículos oficiais.

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Biografia do Autor

Felipe Costa Aguiar, Universidade Federal Fluminense

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense e mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes.

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Publicado

2022-07-30

Como Citar

Moreira, T. R., & Aguiar, F. C. (2022). Contornos para a educação geográfica: que pode a Revista Geograficidade?. Geograficidade, 12(2), 77-88. Recuperado de https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/48219

Edição

Seção

Artigos