Diferenciações espaciais do mundo da vida e colonização da queimação do Judas e a Dança de Cablocos na América Latina

Autores

Palavras-chave:

Colonização sistêmica, Jurgen Habermas, Agir comunicativo

Resumo

Caboclo designa populações brasileiras de origem social e geográfica diversa, desde índios, negros e brancos pobres. Em Major Sales, no Rio Grande do Norte, a dança de Caboclos se relaciona com a tradição popular-religiosa da queimação do Judas, motivando a sua
análise na escala latino-americana. Diante disso, objetiva-se diferenciar as espacializações das tradições da malhação do Judas ou dança dos caboclos mediada pelas estruturas do mundo da vida em termos de cultura, integração social e socialização humana relacionada aos processos de colonização pelo mercado e o Estado. Para tanto, em 2020 foi realizado um estudo de revisão a partir de bases periódicas, especificamente, CAPES, Redalyc, Dialnet, BDTD e outras.
Os resultados indicam a difusão da queimação do Judas pelo continente, mantidas via agir comunicativo. Referenciada na Semana Santa, mas não exclusivamente, notou-se um revigoramento em fins de 1980
e na década seguinte financiado pelo poder municipal. Estudos empíricos podem contribuir para a verificação das condições desse processo.

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Biografia do Autor

Rosalvo Nobre Carneiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Geografia pela UFPE

Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino - UERN

Professor do Departamento de Geografia - UERN

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Publicado

2022-07-30

Como Citar

Carneiro, R. N., & Araújo, F. R. F. . (2022). Diferenciações espaciais do mundo da vida e colonização da queimação do Judas e a Dança de Cablocos na América Latina. Geograficidade, 12(2), 89-103. Recuperado de https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/48268

Edição

Seção

Artigos