A narrativa rizomática e as experimentações na cidade

Autores

  • Gustavo Pimenta Universidade de São Paulo - FAUUSP http://orcid.org/0000-0002-4227-921X
  • Antônio Carlos Queiroz Filho Universidade Federal do Espírito Santo
  • Feres Lourenço Khoury Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Cidade, Rizoma, Afetos, Literatura, Narrativas

Resumo

A compreensão do espaço a partir de uma abordagem alternativa que abandone as influências hegemônicas e evidencia a produção da diferença sobre a multiplicidade oportuniza que um diálogo potente com a ideia do rizoma seja construído, dado que ele carrega os delineamentos que tensionam este modo único de pensar e instiga um processo de escrita experimental que busca novos começos, encontros e imprevisibilidades para outros modos de ser, ler e fazer na cidade. Diante disso, investigar como a potência rizomática pode proporcionar que leituras múltiplas sobre o espaço urbano sintomático coexistam a partir da literatura como intercessora de suas experimentações, torna-se o objetivo deste artigo, sobretudo, por abrir reflexões sobre os poderes e modos de dizibilidade de um dizer-cidade rizoma construído a partir de narrativas de um corpo-experiência que tem como plano de fundo de suas práticas empíricas o Centro de São Paulo no contexto pandêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Pimenta, Universidade de São Paulo - FAUUSP

Arquiteto e Urbanista, Mestre em Arquitetura e Urbanismo na área de Concentração de Processos Urbanos e Políticas Físico-Territoriais pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2019), Doutorando em Arquitetura na área de Concentração de Espaço, Projeto e Cultura na Universidade de São Paulo (FAUUSP), Pesquisador do grupo de pesquisa RASURAS - Geografias Marginais (Poética, Linguagem, Movimento) e Bolsista Capes/Cnpq. Em paralelo, desenvolvi o curso de Formação Continuada (FIC) sobre Arqueologia e Educação, seguido da Pós em Aperfeiçoamento em Educação e Ambiente ambos no Instituto Federal do Espírito Santo - IFES (2018) e segunda graduação em matemática através da rede de ensino Claretiano. Atuei como Gerente de Projetos e Hidrossanitários na Prefeitura de Viana até início de 2020, além de trabalhar concomitantemente na área acadêmica como professor das escolas Cedtec, Senai e Lusíadas, principalmente nas áreas voltadas para a metal-mecânica devido a formação em metalurgia e materiais no IFES em (2010), edificações e arquitetura.

Referências

BEIGUELMAN, Giselle. Coronavida: pandemia, cidade e cultura urbana. São Paulo: ECidade; Outras Palavras, 2010.

CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. Trad. Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das letras, 1972.

CANEVACCI, Massimo. A cidade polifônica: ensaios sobre a antropologia da comunicação urbana. Trad. Cecília Prada. São Paulo: Studio Nobel, 2004.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 2008.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 1. Volume 01. Trad. de Aurélio Guerra Neto; Ana Lúcia de Oliveira; Lúcia Cláudia Leão; Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI Félix. Kafka: por uma literatura menor. Trad. Cíntia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

DELIGNY, Fernand. O Aracniano e outros textos. Trad. Lara Cristina de Malimpensa. São Paulo: n-1 Edições, 2018.

GOMES, Renato. Todas as cidades, a cidade. Rio de Janeiro: Rococo, 2008.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

LEVY, Tatiana. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2011.

MARANDOLA JR., Eduardo. Habitar em risco: mobilidade e vulnerabilidade na experiência metropolitana. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, 2008.

MARTINS, Ludmila; QUEIROZ FILHO, Antônio Carlos. Por outras grafias de lugar: do encontro de trajetórias em Uma viagem à Índia à escrita literária como experiência geográfica. GEOUSP Espaço e Tempo, v. 14, n. 3, p. 563-580, 2011.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Trad. Hilda Pareto Maciel; Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

QUEIROZ FILHO, Antônio Carlos. Corporema: por uma geografia bailarina. Vitória: Antônio Carlos Queiroz Filho, 2018.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: Ed. 34, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. Trad. Raquel Ramalhete. São Paulo: Ed. 34, 2017.

VIRILIO, Paul. O espaço crítico. Trad. Paulo Roberto Pires. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Pimenta, G., Queiroz Filho, A. C., & Khoury, F. L. (2022). A narrativa rizomática e as experimentações na cidade. Geograficidade, 12(2), 43-58. Recuperado de https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/48501

Edição

Seção

Artigos