O Templo Maçônico, ferramenta de ensino espacial

Ponderações sobre como o Templo Maçônico serve de instrumento de ensino aos Maçons através de uma abordagem em Cassirer

Autores

  • Alex Ander de Souza Orengo Universidade Federal do Paraná/UFPR
  • Sylvio Fausto Gil Filho Universidade Federal do Paraná/UFPR

Palavras-chave:

Maçonaria, Geografia, Geografia da Religião, Cassirer, Formas Simbólicas

Resumo

A Maçonaria tem a proposta de proporcionar o desenvolvimento moral, intelectual e espiritual do homem através de uma pedagogia própria, tendo o Templo como sua principal ferramenta de ensino. Desta forma, procuramos estabelecer ponderações que possibilitassem estudar este fenômeno com um olhar a partir da Geografia. Para tanto, estabelecemos como base epistemológica a fenomenologia cassireriana, fundamentalmente via Filosofia das Formas Simbólicas, buscando entender as espacialidades geradas com a exposição do Maçom ao Templo e à pedagogia maçônica, bem como o processo de formação das representações e a interação com o espaço de ação/sagrado que é o Templo, especificamente, e com a Maçonaria de forma ampla. Trajeto que nos possibilitou entender e explicitar o processo de ensino espacial maçônico.

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Biografia do Autor

Alex Ander de Souza Orengo, Universidade Federal do Paraná/UFPR

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR/PR.Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Paraná - UFPR/PR (2018).Pós Graduado em Marketing, Comunicação e Negócios pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE/SC (2000). Possui diversas especializações em Vendas, Business Skils, Qualidade, Negociação, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1992). Atualmente é consultor na DZ7 Consultoria e professor na escola Choice Academia de Profissões, nas áreas de Oratória, Negociação e Vendas e Relacionamento Interpessoal; professor de cursos livres, na área de pós graduação, na Universidade Positivo - UP/PR e professor de Pós Graduação do Centro Universitário Internacional - UNINTER. Integrante do Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade da Universidade Federal do Paraná- CNPq.

Sylvio Fausto Gil Filho, Universidade Federal do Paraná/UFPR

SYLVIO FAUSTO GIL FILHO, DOUTOR EM HISTORIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA - UFPR (2002), PÓS-DOUTORADO EM EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA HUMANA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS (2010), MESTRE EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP - CAMPUS RIO CLARO SP (1995), BACHAREL E LICENCIADO EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA - UFPR (1986) . ATUALMENTE É PROFESSOR TITULAR DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA - UFPR. ÁREA DE ATUAÇÃO: GEOGRAFIA DA RELIGIÃO, FILOSOFIA DA GEOGRAFIA, EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA HUMANA, GEOGRAFIA CULTURAL. PESQUISADOR DO NÚCLEO DE PESQUISA EM RELIGIÃO - NUPPER E DA REDE DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM ESPAÇO E REPRESENTAÇÕES - NEER.

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

Orengo, A. A. de S. ., & Gil Filho, S. F. (2023). O Templo Maçônico, ferramenta de ensino espacial: Ponderações sobre como o Templo Maçônico serve de instrumento de ensino aos Maçons através de uma abordagem em Cassirer. Geograficidade, 13(1), 40-60. Recuperado de https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/49312

Edição

Seção

Artigos