Performance Flores para Pietá

Interrupção do fluxo cotidiano nos territórios sacros. Relato de experiências

Autores

  • Ivone Xavier Universidade Federal do Pará
  • Raphael Andrade Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

performance, sagrado, território

Resumo

O presente artigo trata da performance “Flores para Pietá” do artista paraense Raphael Andrade, realizada em diferentes territórios sacros e cidades, buscando demonstrar os efeitos do corpo homossexual performando Nossa Senhora das Dores em espaços públicos dentro desses territórios. Mediante análise descritiva, buscamos destacar como a ação performática foi retratada no fluxo de territórios sagrados católicos. Para desenvolver as intervenções urbanas recorremos ao estudo epistemológico sobre as relações de poder que os territórios sacros detêm, com o intuito de provocar reflexões a partir da execução da performance no sentido de desestabilizar as relações de poder vigentes nos territórios sacros, por meio do corpo. O processo reflexivo provocado nesta escrita sinaliza que a reprovação e coerção ao corpo LGBTQIAP+ é recorrente entre e nos territórios religiosos.

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Biografia do Autor

Ivone Xavier, Universidade Federal do Pará

Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará (1998). É bacharel em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia e Antropologia, pelas Faculdades Integradas Colégio Moderno - FICOM (1984). É professora Adjunta da Universidade federal do Pará (UFPA), lotada no Instituto de Ciências e Artes (ICA), vinculada à Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA). Compõe o quadro de professores do Programa de Pós-graduação em Artes em Rede Nacional (UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Artes (Mestrado e Doutorado) PPGARTES-UFPA, vinculada a linha 2 - Teorias e interfaces epistêmicas em artes. Estabelece diálogos entre Artes e as Epistemologias do XIX,XX e XXI. Integra os Grupos de Pesquisas TAMBOR - Grupo de Pesquisa em Carnaval e Etnocenologia, coordenado pelo prof. Dr. Miguel Santa Brígida e o PETECA - Teatraliddades, Performatividades e Cultura, coordenado pela profª Dra. Larissa Latif Placido Saré. Desenvolve pesquisa sobre Festas, Brincadeiras, Procissões e Atos Devocionais na Amazônia paraense vinculado às linhas de investigação :1-Etnocenologia e Artes do espetáculo e Performatividades e, 2- Teatralidades Contemporâneas: poéticas e políticas do corpo e da cultura. Tem experiência na área da Antropologia do Imaginário, Antropologia do Corpo, Sociologia do Cotidiano e Sociologia do Teatro. É orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC no curso de Licenciatura em Teatro -ETDUFPA/UFPA; É orientadora PIBEX, PIBIC e PIBIPA no curso de Licenciatura em Teatro. é orientadora de Mestrado no PROFARTES, é orientadora de Mestrado e Doutorado no PPGARTES-UFPA. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em Teatro -UFPA nos períodos 2017/2018 e 2019/2020. Atualmente exerce a função de Vice-Diretora da Escola de Teatro e Dança da UFPA-ETDUFPA.

Raphael Andrade, Universidade Federal do Pará

Artista-professor-pesquisador paraense, mestrando em Artes- ICA/UFPA (2021); especialista em Arte e Educação (UNIASSELVI, 2020); especializando em História (UNIASSELVI 2019-); Graduado em licenciatura em Teatro (ICA/UFPA, 2019). Formado no Curso Técnico em Ator no Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design (ETDUFPA, 2017). Em projetos de Extensão da UFPA participa como crítico teatral na "Tribuna do Cretino"- com mais de vinte textos publicados, no Auto do Círio participa como visagista/maquiador/aderecista/performer e no projeto "Carga Viva" participa como pesquisador. Tem experiência nos seguintes tópicos: Re-performance e intervenção urbana. É integrante do grupo de Teatro Palha, no qual participa das ações de criação de dramaturgia. Possui trabalhos como artista visual, além de ter sido curador da exposição "O Sagrado Cognoscível" (2021). Atua como julgador em concursos de Carnaval e de Quadrilha Junina promovido pela FUMBEL e de municípios do interior do Estado do Pará, além de ter trabalhado como parecerista pela lei Aldir Blanc-PA. Desde 2016, desenvolve a pesquisa-solo performática intitulada: Flores para Pietá, que fora apresentada na ETDUFPA, em Belém-PA, em São Paulo e nos países do Oeste Europeu, com intervenções urbanas em Portugal, Itália e Vaticano. Na França, representou a UFPA na Université Paris 8 de Vincennes em Saint-Denis com a performance supracitada, que concerne em hibridizar interdisciplinarmente os estudos teóricos da arte performática e de demais interfaces epistêmicas.

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Publicado

2023-04-15

Como Citar

Almeida, I. M. X. de A., & Rocha, R. A. (2023). Performance Flores para Pietá: Interrupção do fluxo cotidiano nos territórios sacros. Relato de experiências. Geograficidade, 13(Especial), 132-143. Recuperado de https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/55591