A supressão da sala de aula no contexto de quarentena
sobreposições de lugares e instantes no desafio do ensino e aprendizagem
Palavras-chave:
Educação à distância, Ensinar, Lugar e instante, Pandemia COVID-19Resumo
Considerando o contexto de quarentena (2020-2022), imposto pela pandemia do Covid-19 no Brasil e no mundo, fomos praticamente obrigados a refletir sobre os recursos oferecidos pela modalidade da Educação à Distância em meio a implementação emergencial do ensino remoto, tanto na educação básica, quando superior. Nas realidades mais dinâmicas da educação (sobretudo no mercado das instituições privadas) não houve tempo sequer para perplexidade. As repostas foram rápidas, fazendo uso de princípios estudados e empregados em situações normais e projetadas sobre hipóteses ideais. O extremo dessa nova realidade da sala de aula nos fez refletir sobre muitos obstáculos e procedimentos. Trouxemos para a discussão duas observações fundamentais, no intuito de repensar as futuras práticas de ensino em sala de aula amparadas nos recursos da EaD. A primeira delas é a importância de formar (previamente) bons leitores e interpretes para esse novo contexto de ensino e aprendizagem. Segundo, preparar os espaços e os tempos propícios para que a educação à distância se efetive em suas máximas potencialidades.
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