O conceito habermasiano de aprendizagem e suas possíveis contribuições para uma educação geográfica de natureza humanística-cultural

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Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação Geográfica, Habermas, Mundo da Vida

Resumo

Aprendizagem geográfica é a compreensão dos processos de formação científica e humana do indivíduo, que são consolidados a partir de sua interação tanto com objetos de conhecimento geográfico, como com os agentes de transformação natural e social do espaço geográfico. Nesse sentido, objetiva-se discutir o conceito de aprendizagem tratado pelo filósofo Jürgen Habermas e suas possibilidades de contribuição para uma educação geográfica de natureza humanística-cultural. Utiliza-se pesquisa bibliográfica acerca da conceituação de aprendizagem de Habermas e interlocutores, destacando-se sentidos e elementos estruturantes, bem como outros apontamentos teórico-metodológicos que abordam o ensino da Geografia em uma perspectiva humanístico-cultural. Logo, aprender Geografia significa que educadores e educandos estão inseridos num mundo da vida intersubjetivamente compartilhado, com elementos intercruzados de cultura, sociedade e personalidade. Portanto, amparados pela linguagem, que evidencia a construção como reconstrução contínua do conhecimento espacial do mundo, seja ele estratégico, dialógico ou expressivo.

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Biografia do Autor

Fábio Rodrigo Fernandes Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pesquisador efetivo do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Ensino e Geografia e da Rede de Investigadores Ibero-Americanos em Educación Geográfica.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Araújo, F. R. F. (2024). O conceito habermasiano de aprendizagem e suas possíveis contribuições para uma educação geográfica de natureza humanística-cultural. Geograficidade, 14(Especial), 164-182. Recuperado de https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/60650