“C’est La Vie de Nicolas Janssens”
a (recusa da) nacionalidade belga como princípio artístico em intervenção urbana
Palavras-chave:
Invervenção urbana, Performance Duracional, Performance Urbana, Artivismo, Nacionalismo BelgaResumo
O ensaio contempla o contexto de criação e execução da intervenção urbana “C’est La Vie de Nicolas Janssens”, realizada em três cidades belgas em abril de 2018, data na qual foi performada pelo artista-pesquisador autor deste escrito durante 15 dias ininterruptamente. A ação, que envolvia elementos normalmente considerados dentro do espectro do artivismo, antiarte, arte relacional e performance duracional consistia na construção de uma identidade fictícia baseada nas concepções do que seria um belga típico colhidas em entrevistas in loco com belgas natos e seus convivas mais próximos. O ensaio resultante mapeia elementos históricos e culturais que influenciaram a configuração da ação. Para isso, dialoga com estudos das áreas de artes (especialmente performance, dança e teatro), filosofia, geografia, linguística, direito, história e sociologia. A metodologia utilizada é da autoetnografia e o ensaio resultante busca uma construção formal multiplataforma, na qual a experiência de leitura reverbere a singularidade do acontecimento performativo.
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