Pedagogias de Lugar/Geografias da Experiência

Autores

  • Ellyn Lyle Universidade de Cape Breton (CBU)
  • Felipe Costa Aguiar Universidade Estadual de Londrina (UEL) https://orcid.org/0000-0002-6563-4763
  • Jeani Delgado Paschoal Moura Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Identidade docente, Experiência, Educação baseada no lugar

Resumo

Esta é a tradução do artigo “Pedagogies of Place/Geographies of experience”, publicado por Ellyn Lyle na revista Pathways: The Ontario Journal of Outdoor Education, em 2015. Com uma abordagem centrada na experiencia viva e vivida de lugar, a autora nos apresenta educadores centrados no lugar e narrativamente nos convidar a navegar por quatro temáticas que dinamizam a sua relação com a docência: comunicação, responsividade, integridade e consciência crítica. Este é um convite para pensarmos lugar como um espaço de amplo-despertar, que nos permite compreender mais sobre quem somos na experiência de ensinar e de aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellyn Lyle, Universidade de Cape Breton (CBU)

Reitora da Escola de Educação e Saúde na Universidade de Cape Breton (CBU), Nova Escócia - Canadá. Possui ampla contribuição em currículo vivido e vivo; intersecções do Self e do sujeito e suas implicações para a identidade do professor e do aluno; re/humanização da educação; e práxis docente. ellyn_lyle@cbu.ca

Felipe Costa Aguiar, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro dos grupos de pesquisa Fenomenologia, Geografia & Educação, NOMEAR – Fenomenologia e Geografia, do Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (LAGERR) da Unicamp/FCA e Geografia Humanista Cultural (GHUM). felipe.costa.aguiar@uel.br.

Jeani Delgado Paschoal Moura, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente do Departamento de Geografia (DEGEO) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Líder do grupo de pesquisa Fenomenologia, Geografia & Educação e membro dos grupos de pesquisa NOMEAR – Fenomenologia e Geografia, do Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (LAGERR) da Unicamp/FCA e Geografia Humanista Cultural (GHUM). jeanimoura@uel.br.

Referências

AKINBOLA, Akinbola E. (Un)Making place, displacing community: The transformation of identity in a Russia–Poland borderland. Social & Cultural Geography, v. 6, n. 6, p. 951, 2005.

BALDWIN, Lyn et al. Affective teaching: The place of place in interdisciplinary teaching. Transformative Dialogues: Teaching & Learning Journal, v. 6, n. 3, p. 1–20, 2013.

BALL, Eric L.; LAI, Alice. Place-based pedagogy for the arts and humanities. Pedagogy, v. 6, n. 2, p. 261–287, 2006.

BARTHOLOMAEUS, Pamela. Place-based education and the Australian curriculum. Literacy Learning: The Middle Years, v. 21, n. 3, p. 17–23, 2013.

BOURGEAULT, Cynthia. Thinking like an islander. Island Journal, v. 7, p. 36–37, 1990.

CONKLING, Philip. On islanders and islandness. Geographical Review, v. 97, n. 2, p. 191–201, 2007.

DELIND, Laura B.; LINK, Terryn. Place as a nexus of a sustainable future: A course for us all. In: CHASE, G. W.; BARTLETT, P. F. (Eds.). Sustainability on campus: Stories and strategies for change. Cambridge, MA: MIT Press, p. 121–137, 2004.

FEATHER, Norman T. Attitudes towards the high achiever: The fall of the tall poppy. Australian Journal of Psychology, v. 41, n. 3, p. 239–267, 1989.

GRUENEWALD, David A. The best of both worlds: A critical pedagogy of place. Environmental Education Research, v. 14, n. 3, p. 308–324, 2008.

HERODOTUS. The histories. London, UK: Oxford University Press, 2008.

IRWIN, Chris. Horses don’t lie. Winnipeg, MB: Great Plains, 2007.

ISRAEL, Andrei L. Putting geography education into place: What geography educators can learn from place-based education, and vice versa. Journal of Geography, v. 111, n. 2, p. 76–81, 2012.

KNAPP, Clifford E. Place-based education: Listening to the language of the land and people. Pathways: The Ontario Journal of Outdoor Education, v. 25, n. 1, p. 4–12, 2012.

LANE-ZUCKER, Laurire. Foreword. In: SOBEL, D. Place-based education: Connecting classrooms and communities. Great Barrington, MA: Orion Society, 2004.

McINERNEY, Peter; SMYTH, John; DOWN, Barry. ‘Coming to a place near you?’ The politics and possibilities of a critical pedagogy of place-based education. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, v. 39, n. 1, p. 3–16, 2011.

PALMER, Parker. A hidden wholeness: The journey toward an undivided life. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2004.

SHELDRAKE, Philip. Spaces for the sacred: Place, memory, and identity. Baltimore, MD: Johns Hopkins University Press, 2001.

SOBEL, David. Place-based education: Connecting classrooms and communities. Great Barrington, MA: Orion Society, 2004.

TRAN, Ly T.; NGUYEN, Nhai T. Mediating teacher professional identity: The emergence of humanness and ethical identity. International Journal of Training Research, v. 11, n. 3, p. 199–212, 2013.

WALKINGTON, Jackie. Becoming a teacher: Encouraging development of teacher identity through reflective practice. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, v. 33, n. 1, p. 53–64, 2005.

WEALE, David. Islandness. Island Journal, v. 8, p. 81–82, 1991.

WILHELM, Jeffrey D. Meeting the challenge: Creating engaging and powerful contexts for literacy learning. English in Australia, v. 42, n. 1, p. 11–20, 2007.

Downloads

Publicado

2025-01-29

Como Citar

Lyle, E., Aguiar, F. C., & Moura, J. D. P. (2025). Pedagogias de Lugar/Geografias da Experiência. Geograficidade, 15(1), 171-177. Recuperado de https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/66360

Edição

Seção

Traduções

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)