A janela calendoscópica: educação e sensibilidade através da geografia da arte / The caleidoscope’s window: education and sensibility through geography of art

Authors

  • Valéria Cristina Pereira Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.21.a12817

Keywords:

Geografia, Arte, Cidade, Sensibilidade, Imaginação

Abstract

O presente texto consiste num relato de experiência no ensino superior sobre a forma, os conteúdos e as atividades trabalhadas a partir da disciplina Geografia da Arte. O objetivo central desta proposta consistiu em explorar os saberes, o imaginário e a memória presentes nas obras de arte, como instrumental para interpretar e analisar o espaço, a paisagem, o lugar. A relação entre a cidade e a arte e suas formas de representação foi foco central da experiência analítica, de modo que, a educação do olhar, a percepção e a sensibilidade fossem trabalhadas no processo construtivo de um trajeto semiótico. Uma geografia da arte, assim como, a geograficidade foi se delineando no espaço sensível das representações, no poder imagético da paisagem, na afetividade manifesta no lugar. O papel fundamental da imaginação no processo de conhecimento e a elaboração textual gerada ao longo do percurso completaram o trajeto poético empreendido pela disciplina.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Valéria Cristina Pereira Silva, Universidade Federal de Goiás

Profa Dra em Geografia pela Universidade Estadual Paulista UNESP - Campus de Presidente Prudente. Profa adjunta da Universidade Federal de Goiás - UFG. Atualmente, desenvolve pesquisas ligadas às tematicas: Imaginário da Cidade, Cultura e Sensibilidades Urbanas Comtemporâneas.

References

ARAÚJO, Miguel Almir Lima de. Os sentidos da sensibilidade: sua fruição no fenômeno do educar. Salvador: Edufba, 2008.

ARGAN, G. C. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

BECKETT, Wendy. História da Pintura. São Paulo: Ática, 1997.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II: Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1995.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas III: Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989.

BOSI, Ecléia. Memória e sociedade: lembrança de velhos. 3ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CHAVEIRO, Eguimar F. A escrita sensível. Palestra Proferida na Universidade Federal de Goiás em Goiânia, em novembro de 2011.

CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo: Cia das Letras, 1990.

CUMMING, Robert. Para entender a arte. São Paulo: Ática, 1998.

FREIRE, Cristina. Além dos mapas: os monumentos no imaginário urbano contemporâneo. São Paulo: SESC/ANNABLUME/FAPESP, 1997.

KIRINUS, Glória. Lavra-Palavra: recados da boca do bárbaro. Oficina literária apresentada no XIV Ciclo de Estudos sobre Imaginário: As dimensões imaginárias da natureza. Congresso Internacional, Recife: UFPE, 2006.

KIRINUS, Glória. Criança e poesia na pedagogia de Freinet. São Paulo: Paulinas, 2008.

KIRINUS, Glória. Synthomas de poesia na infância. São Paulo: Paulinas, 2011.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006.

PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. São Paulo: SENAC, 2004.

SCHAPOCHNIK, Nelson. Cartões - Postais, álbuns de família e ícones da intimidade. In: NOVAIS, Fernando A. (org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 425-511.

Published

2012-02-20

How to Cite

Silva, V. C. P. (2012). A janela calendoscópica: educação e sensibilidade através da geografia da arte / The caleidoscope’s window: education and sensibility through geography of art. Geograficidade, 2(1), 13-26. https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.21.a12817